Home » Tudo o que você precisa saber para ser aprovado no CFC, o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade
Se você está focado no Exame de Suficiência CFC, precisa ler este post até o final. Pois, vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o funcionamento deste exame, explicar o que é cobrado na prova, e ainda, te dar algumas dicas de como alcançar a aprovação e seguir com a sua carreira. Então confira tudo logo abaixo.
Sendo assim, o primeiro ponto que precisamos esclarecer é o que é CFC. O Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, também conhecido apenas como CFC ou Exame do CRC, é uma prova obrigatória para os alunos formados em Ciências Contábeis. O seu objetivo é verificar se esses profissionais estão preparados para o mercado e se possuem o conhecimento necessário para desenvolverem suas atividades.
É importante lembrar que, normalmente, há duas edições por ano do CFC. E para participar o candidato pode estar cursando no mínimo o 7º período da graduação. Mas, também é possível fazer o exame só depois de formado.
Agora chegou a hora de falar como funciona a prova do CRC. O teste é composto por 50 questões de múltipla escolha com quatro alternativas de resposta (A, B, C e D), sendo que apenas uma delas é considerada como certa. Confira abaixo quais são as matérias cobradas no exame do CFC.
Outra dúvida dos candidatos é: “é difícil passar na prova do CRC?”. Falando em números, para ser considerado apto, o candidato precisa acertar, no mínimo, 50% do teste, ou seja, 25 perguntas. E, infelizmente, o Exame de Suficiência CFC coleciona altos índices de reprovação. Porém, o principal erro dos candidatos é contar apenas com o conteúdo aprendido em sala de aula, durante a graduação. Afinal, esse exame necessita de um estudo bem direcionado, por isso, a nossa dica é que você invista em um curso online para Exame CFC 2021.
Afinal, dessa forma, você terá ao seu lado a experiência de professores que podem mostrar como os assuntos ensinados serão cobrados no dia da sua prova. Além isso, eles também podem trazer explicações mais simples e direcionadas, para otimizar seu tempo e diminuir o caminho até a aprovação. Afinal, é importante lembrar que o exame do CFC é apenas o primeiro passo da sua carreira. Sendo assim, ele não precisa tomar mais que o tempo necessário dos seus estudos.
Outra dica importante é que na hora de procurar um curso preparatório para o Exame de Suficiência do CFC, você verifique se são disponibilizadas as questões aplicadas em exames anteriores. Afinal, praticar com essas perguntas é uma das melhores maneiras de se preparar e ficar mais perto da aprovação. Afinal, assim, você pode prever o que estará te esperando no dia da prova, dessa maneira, pode deixar o nervosismo de lado e ficar mais confiante.
Então, responda questões diariamente e confira o seu desempenho a cada semana e por disciplina. Assim, com base no número de erros e acertos, você saberá quais temas já foram aprendidos e quais precisam ser revisados. Além disso, é importante que na hora de responder, você consiga, não apenas dizer qual é a alternativa correta, como também apontar os motivos que levam as demais a estarem erradas. Dessa forma, você evita errar uma pergunta por falta de atenção e pode fixar melhor o conteúdo em sua mente.
Além disso, você também deve resolver provas anteriores completas. Assim, além de conferir como estão seus conhecimentos, você pode verificar, por exemplo, qual é o seu tempo de resolução. Ou seja, quantas horas você leva para responder todas as perguntas e preencher o gabarito. Afinal, no dia oficial cada candidato terá 4h para terminar a prova. Depois desse tempo, é preciso entregar o teste do jeito que ele estiver no momento. Por isso, é importante saber previamente qual é o seu ritmo de resolução.
E, quando estiver treinando, depois de terminar é só conferir as suas respostas com o gabarito oficial. É importante ainda, anotar a quantidade de erros e acertos que você teve. Afinal, depois de um mês, você pode repetir essa prática com uma nova prova e conferir o seu desempenho. É interessante analisar os temas e disciplinas dos seus erros e reforçar o aprendizado nesses pontos.
Agora que você já sabe o que é CFC na contabilidade, deu para perceber que a lista de disciplinas do exame é um pouco extensa. Então, o ideal é que você tenha um tempo para se preparar antes da prova. Como já falamos anteriormente um curso online para Exame do CFC 2021 pode te ajudar muito nessa caminhada. E quando você tem acesso ao curso, pode verificar a quantidade de horas necessárias para ver todas as videoaulas e se preparar. Dessa forma, pode conferir se há tempo hábil até o dia da prova.
Além disso, é importante ter uma constância nos seus estudos. Afinal, não adianta estudar por cinco horas em um dia e depois ficar mais de uma semana sem ver nenhuma videoaula ou resolver questões. É importante que você defina um cronograma de estudos e siga todos os passos necessários até a aprovação. Pois, essa é só uma etapa da sua vida, com data para terminar, então, é melhor levar a sério agora e estar pronto o quanto antes para todas as oportunidades do mercado de trabalho na área.
Você pode fazer uma planilha com os horários do seu dia, desde quando acorda até a hora em que costuma dormir. Depois, é só completar essa planilha com os seus compromissos fixos, como trabalhar, ir a faculdade, ir a academia e por aí vai. Assim, ficará mais claro quais são os períodos livres do seu dia e como você conseguirá distribuir o seu tempo de preparação entre eles.
Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário