Tudo o que você precisa saber para ser aprovado no CFC, o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade

Se você está focado no Exame de Suficiência CFC, precisa ler este post até o final. Pois, vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o funcionamento deste exame, explicar o que é cobrado na prova, e ainda, te dar algumas dicas de como alcançar a aprovação e seguir com a sua carreira. Então confira tudo logo abaixo.

O que é CFC?

Sendo assim, o primeiro ponto que precisamos esclarecer é o que é CFC. O Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, também conhecido apenas como CFC ou Exame do CRC, é uma prova obrigatória para os alunos formados em Ciências Contábeis. O seu objetivo é verificar se esses profissionais estão preparados para o mercado e se possuem o conhecimento necessário para desenvolverem suas atividades.

É importante lembrar que, normalmente, há duas edições por ano do CFC. E para participar o candidato pode estar cursando no mínimo o 7º período da graduação. Mas, também é possível fazer o exame só depois de formado.

Como funciona a prova do CRC?

Agora chegou a hora de falar como funciona a prova do CRC. O teste é composto por 50 questões de múltipla escolha com quatro alternativas de resposta (A, B, C e D), sendo que apenas uma delas é considerada como certa. Confira abaixo quais são as matérias cobradas no exame do CFC.

  • Contabilidade Geral;
  • Noções sobre Direito e Legislação;
  • Contabilidade de Custos;
  • Controladoria;
  • Contabilidade Pública;
  • Estatísticas e Matemática Financeira;
  • Contabilidade Gerencial;
  • Teoria Contábil;
  • Ética do contador;
  • Princípios Contábeis e Normas Brasileiras de Contabilidade;
  • Auditorias Contábeis;
  • Perícias Contábeis;
  • Língua Portuguesa Aplicada.

É difícil passar na prova do CRC?

Outra dúvida dos candidatos é: “é difícil passar na prova do CRC?”. Falando em números, para ser considerado apto, o candidato precisa acertar, no mínimo, 50% do teste, ou seja, 25 perguntas. E, infelizmente, o Exame de Suficiência CFC coleciona altos índices de reprovação. Porém, o principal erro dos candidatos é contar apenas com o conteúdo aprendido em sala de aula, durante a graduação. Afinal, esse exame necessita de um estudo bem direcionado, por isso, a nossa dica é que você invista em um curso online para Exame CFC 2021.

Afinal, dessa forma, você terá ao seu lado a experiência de professores que podem mostrar como os assuntos ensinados serão cobrados no dia da sua prova. Além isso, eles também podem trazer explicações mais simples e direcionadas, para otimizar seu tempo e diminuir o caminho até a aprovação. Afinal, é importante lembrar que o exame do CFC é apenas o primeiro passo da sua carreira. Sendo assim, ele não precisa tomar mais que o tempo necessário dos seus estudos.

Teste seus conhecimentos respondendo questões anteriores do CFC

Outra dica importante é que na hora de procurar um curso preparatório para o Exame de Suficiência do CFC, você verifique se são disponibilizadas as questões aplicadas em exames anteriores. Afinal, praticar com essas perguntas é uma das melhores maneiras de se preparar e ficar mais perto da aprovação. Afinal, assim, você pode prever o que estará te esperando no dia da prova, dessa maneira, pode deixar o nervosismo de lado e ficar mais confiante.

Então, responda questões diariamente e confira o seu desempenho a cada semana e por disciplina. Assim, com base no número de erros e acertos, você saberá quais temas já foram aprendidos e quais precisam ser revisados. Além disso, é importante que na hora de responder, você consiga, não apenas dizer qual é a alternativa correta, como também apontar os motivos que levam as demais a estarem erradas. Dessa forma, você evita errar uma pergunta por falta de atenção e pode fixar melhor o conteúdo em sua mente.

Resolva provas completas do CFC

Além disso, você também deve resolver provas anteriores completas. Assim, além de conferir como estão seus conhecimentos, você pode verificar, por exemplo, qual é o seu tempo de resolução. Ou seja, quantas horas você leva para responder todas as perguntas e preencher o gabarito. Afinal, no dia oficial cada candidato terá 4h para terminar a prova. Depois desse tempo, é preciso entregar o teste do jeito que ele estiver no momento. Por isso, é importante saber previamente qual é o seu ritmo de resolução.

E, quando estiver treinando, depois de terminar é só conferir as suas respostas com o gabarito oficial. É importante ainda, anotar a quantidade de erros e acertos que você teve. Afinal, depois de um mês, você pode repetir essa prática com uma nova prova e conferir o seu desempenho. É interessante analisar os temas e disciplinas dos seus erros e reforçar o aprendizado nesses pontos.

Prepare-se com antecedência para o Exame do CFC

Agora que você já sabe o que é CFC na contabilidade, deu para perceber que a lista de disciplinas do exame é um pouco extensa. Então, o ideal é que você tenha um tempo para se preparar antes da prova. Como já falamos anteriormente um curso online para Exame do CFC 2021 pode te ajudar muito nessa caminhada. E quando você tem acesso ao curso, pode verificar a quantidade de horas necessárias para ver todas as videoaulas e se preparar. Dessa forma, pode conferir se há tempo hábil até o dia da prova.

Além disso, é importante ter uma constância nos seus estudos. Afinal, não adianta estudar por cinco horas em um dia e depois ficar mais de uma semana sem ver nenhuma videoaula ou resolver questões. É importante que você defina um cronograma de estudos e siga todos os passos necessários até a aprovação. Pois, essa é só uma etapa da sua vida, com data para terminar, então, é melhor levar a sério agora e estar pronto o quanto antes para todas as oportunidades do mercado de trabalho na área.

Você pode fazer uma planilha com os horários do seu dia, desde quando acorda até a hora em que costuma dormir. Depois, é só completar essa planilha com os seus compromissos fixos, como trabalhar, ir a faculdade, ir a academia e por aí vai. Assim, ficará mais claro quais são os períodos livres do seu dia e como você conseguirá distribuir o seu tempo de preparação entre eles.

Deixe seu Comentário