Home » O que faz um analista tributário da Receita Federal?
Pensando em se candidatar ao cargo de Analista Tributário no próximo concurso da Receita Federal?
Então não deixe de acompanhar o texto abaixo, em que abordaremos tudo o que você precisa saber sobre a carreira antes que as inscrições do concurso receita federal estejam abertas.
Desta forma, você pode antecipar a sua preparação, ao mesmo tempo em que conhece aspectos específicos do cargo como requisitos, atribuições e remuneração.
Atualmente, o concurso da Receita Federal possui uma solicitação de abertura para 699 vagas. Destas, 469 seriam específicas para Analista Tributário, em especialidades ainda não definidas.
É preciso destacar ainda, que em março desse ano a instituição já acumulava mais de 22 mil cargos vagos.
A grande expectativa por parte dos concurseiros é de que a seleção aconteça ainda em 2021, ofertando oportunidades para Auditores Fiscais e Analistas Tributários.
Assim como acontece para os outros cargos oferecidos pela Receita, a concorrência por uma vaga de Analista Tributária é bastante acirrada.
Isso porque, além de todos os benefícios proporcionados pela iniciativa pública, ser aprovado em um concurso do órgão fiscal ainda garante excelentes remunerações.
Para se ter uma ideia, a remuneração inicial para a função pode chegar a R$ 12 mil reais iniciais, sem contar os bônus e outros benefícios como vale alimentação, e R$ 18 mil em padrões compatíveis com o final da carreira.
Entretanto, antes de criar grandes expectativas sobre o concurso, é preciso saber se você se encaixa na lista de requisitos que possibilitam a posse no cargo.
Por isso, separamos abaixo quais são as exigências impostas pela Receita Federal, de acordo com o último edital publicado.
– ter sido aprovado e classificado no concurso;
– ter nacionalidade brasileira; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 13 do Decreto nº 70.436, de 18/04/1972;
– gozar dos direitos políticos;
– estar quite com as obrigações eleitorais;
– estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
– ter idade mínima de 18 anos;
– ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovadas por junta médica oficial;
– possuir diploma de curso superior concluído em qualquer área, em nível de graduação, devidamente registrado no Ministério da Educação (MEC);
– apresentar declaração de bens com dados até a data da posse;
Segundo o edital publicado em 2012, para saber o que faz um Analista Tributário da Receita Federal é preciso consultar a Lei nº 11.457, de 16 de março de 2007. Mas, para que você possa poupar seu tempo, trouxemos todas as funções dos servidores aprovados para esse cargo. Confira:
– constituir, mediante lançamento, o crédito tributário e de contribuições;
– elaborar e proferir decisões ou delas participar em processo administrativo-fiscal, bem como em processos de consulta, restituição ou compensação de tributos e contribuições e de reconhecimento de benefícios fiscais;
– executar procedimentos de fiscalização, praticando os atos definidos na legislação específica, inclusive os relacionados com o controle aduaneiro, apreensão de mercadorias, livros, documentos, materiais, equipamentos e assemelhados;
– examinar a contabilidade de sociedades empresariais, empresários, órgãos, entidades, fundos e demais contribuintes, não se lhes aplicando as restrições previstas nos arts. 1.190 a 1.192 do Código Civil e observado o disposto no art. 1.193 do mesmo diploma legal;
– proceder à orientação do sujeito passivo no tocante à interpretação da legislação tributária;
– supervisionar as demais atividades de orientação ao contribuinte;
Agora que você já está por dentro dos requisitos e da rotina administrativa do profissional que atua como Analista Tributário da Receita Federal, chegou a hora de conhecer quais são os conteúdos necessários para a sua aprovação.
Vale lembrar que, como o edital do concurso receita federal ainda não foi publicado, as informações abaixo foram extraídas com base na última seleção.
– Legislação Tributária e Aduaneira – para o cargo na Área geral (30 questões);
– Informática – para o cargo na Área informática (30 questões);
– Direito Constitucional e Administrativo (25 questões);
– Língua Portuguesa (20 questões);
– Direito Tributário (20 questões);
– Espanhol ou Inglês (10 questões);
– Raciocínio Lógico-Quantitativo (10 questões);
– Administração Geral (10 questões);
– Contabilidade Geral (10 questões).
Seja para a prova de analista tributário da receita federal, prova de auditor fiscal da receita federal, ou até mesmo para a prova de assistente técnico administrativo da receita federal, estudar para concursos públicos tem um único segredo: aliar o estudo da teoria com a prática de questões já aplicadas anteriormente.
Esta combinação permite ao concurseiro avaliar os conteúdos aprendidos ao mesmo tempo em que também possibilita descobrir seus pontos fortes e fracos sobre cada assunto.
A prática também serve para se preparar para o grande dia, uma vez que você pode trabalhar aspectos como a administração do tempo destinado a resolução de cada questão e controle da ansiedade e nervosismo.
Ainda neste sentido, para que você possa contar com a melhor preparação de todas, o nosso principal conselho é investir em um curso para analista receita federal ou ainda, de forma mais genérica, em um curso preparatório para receita federal.
Assim, ao contar com o auxílio de professores especialistas em aprovação, você será orientado a se dedicar ao que realmente importa. Ou seja, sem perder tempo com conteúdos desnecessários ou desatualizados.
Tudo isso faz parte de um roteiro de sucesso para quem vai encarar a prova da receita federal com um único objetivo: a aprovação.
A última seleção para o cargo de Analista Tributário da Receita Federal aconteceu em 2012, sob organização da Escola de Administração Fazendária – ESAF.
Na ocasião foram ofertadas 700 vagas para a função.
Os candidatos foram avaliados por provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos, além de prova dissertativa.
Agora que você já conferiu, de forma antecipada, tudo sobre a carreira de Analista Tributário da Receita Federal, certamente, está pronto para encarar este desafio e conquistar uma vaga. Basta apenas mergulhar de cabeça nos estudos e torcer para que a publicação do edital aconteça o mais breve possível.
Bons estudos!
Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário