Concurso INSS: descubra as principais vagas a nível superior

Hoje vamos abordar tudo sobre os principais cargos de nível superior do concurso INSS. E ainda, te apresentar algumas dicas de preparação. Confira no texto a seguir!

Tudo sobre o concurso INSS

O concurso do INSS 2022 pode acontecer em breve! Atualmente o Instituto Nacional do Seguro Social possui um déficit de mais de 22 mil cargos, segundo levantamento realizado no ano passado. Isso se deve ao fato da aposentadoria de muitos funcionários públicos do quadro do órgão.

Mas é importante destacar que as entidades sindicais, levando em consideração o déficit atual e a quantidade de servidores necessários para atender às demandas, já pedem a contratação de, pelo menos, 23.000 novos profissionais para os quadros do INSS.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Leonardo Rolim explicou que o INSS teve melhoria na prestação de serviços após a chegada dos servidores temporários, mas isso ainda não supre todas as demandas do órgão. Então, é por esse motivo que um novo edital concurso INSS é tão urgente.

Ainda em 2018, o INSS já havia feito um pedido para a autorização de 7.888 vagas, porém o pedido não chegou  a ser autorizado. No momento, o órgão deverá avaliar quais são as suas reais necessidades de pessoal para depois enviar um novo pedido ao Ministério da Economia.

E vale lembrar que, em 2019 e também no começo de 2020, foram tomadas algumas medidas para tentar melhorar a situação do órgão. Servidores de outros órgãos públicos chegaram a ser remanejados e até ex-funcionários do INSS retornaram, em caráter temporário, com contrato até 2022. Mas essas medidas não resolvem a situação de forma permanente.

No ano passado uma nova solicitação chegou a ser encaminhada ao Ministério da Economia, com pedido de abertura de 7.575 vagas. Desse total, 6.004 devem ser destinadas ao nível médio no cargo de técnico do INSS e 1.571 na função de analista. A previsão é de que o edital concurso INSS 2022 seja divulgado antes de outubro, mês das eleições no Brasil.

Cargos do concurso INSS

O próximo concurso do INSS deve abrir vagas para Analistas do Seguro Social de nível superior, mas o órgão possui também a função de Perito Médico com o mesmo nível de escolaridade. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre os requisitos e salários dessas duas funções.

Perito médico do INSS

Para exercer a função de Perito Médico, como é de se imaginar, é necessário possuir formação em medicina. A remuneração inicial oferecida deverá ser de R$ 10.616,14. E além desse valor atrativo, outro benefício que atrai muitos profissionais para esse cargo é a estabilidade que só uma carreira pública pode oferecer. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais. Entre as atribuições do cargo, podemos usar como base o último edital para saber quais são. Veja abaixo:

  • Emissão de parecer conclusivo quanto à capacidade laboral para fins previdenciários;
  • Inspeção de ambientes de trabalho para fins previdenciários;
  • Caracterização da invalidez para benefícios previdenciários e assistenciais;
  • Execução das demais atividades definidas em regulamento;
  • E os ocupantes do cargo de Perito Médico Previdenciário poderão executar, ainda, nos termos do regulamento, as atividades Médico-Periciais relativas à aplicação da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Analista do Seguro Social

Por outro lado, para se candidatar ao cargo de Analista do Seguro Social em um próximo concurso INSS, o candidato precisará ter concluído o curso superior nas áreas de Serviço Social, Direito, Ciências Contábeis, e nas demais especialidades para as quais sejam disponibilizadas oportunidades. No momento da posse será necessário apresentar o certificado de conclusão reconhecido pelo Ministério da Educação, além do registro profissional no órgão de classe. A previsão é de que o vencimento inicial para a função seja de R$ 7.900 para jornada de 40 horas semanais. Inclusive, essa é uma das funções com maior carência no INSS, então a possibilidade de abertura de muitas vagas é grande. Com base no último edital, também separamos as atribuições desse cargo:

  • Elaborar minutas de editais, contratos, convênios e demais atos administrativos e normativos avaliando processos administrativos que oferecem subsídios à gestão nos aspectos preventivos e para as tomadas de decisão;
  • Participar do planejamento estratégico institucional, de comissões, grupos e equipes de trabalho e dos planos de sua unidade de lotação atuando na gestão de contratos, quando formalmente designado controlando dados e informações, bem como executar a atualização em sistemas;
  • Executar atividades de orientação, informação e conscientização previdenciária;
  • Subsidiar os superiores hierárquicos com dados e informações relacionadas à sua área de atuação, atuando no acompanhamento e avaliação da eficácia das ações desenvolvidas e na identificação e proposição de soluções para o aprimoramento dos processos de trabalho desenvolvidos;
  • Atuar nas atividades de planejamento, supervisão e coordenação de projetos e programas de natureza técnica e administrativa.

O que estudar para o concurso do INSS

Seja para a área de administração, ciências contábeis, direito ou serviço social, é preciso se preparar o quanto antes para o concurso INSS edital 2022. Por isso, separamos uma lista com os principais tópicos para você que deseja saber o que estudar para prova do INSS. Confira a seguir os tópicos para os cargos de nível superior, funções de Analista e Perito:

  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Legislação Previdenciária;
  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática;
  • Conhecimentos Específicos;
  • Legislação da Assistência Social I, II e III;
  • Interpretação de Textos;
  • Redação de Correspondências Oficiais;
  • Ética no Serviço Público;
  • Lei de Acesso à Informação.

Como já mencionamos, você precisa aproveitar esse tempo antes da publicação do edital para antecipar sua preparação e sair à frente dos concorrentes. É importante procurar por um bom curso online que ofereça videoaulas para concursos e também questões comentadas do INSS.

Último concurso INSS

O último concurso INSS para técnicos e analistas foi realizado entre os anos de 2015 e 2016 e ofereceu 950 vagas, sendo 800 de nível médio e 150 de nível superior. O certame teve 1.087.804 inscritos.

Quem se inscreveu para o cargo de analista passou por uma prova objetiva com 120 questões, sendo que no caderno de prova INSS essas perguntas eram divididas entre 50 questões de conhecimentos básicos e 70  questões de conhecimentos específicos.

A prova cobrava conhecimento sobre as disciplinas de Português, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Previdenciária, Legislação da Assistência Social, Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência.

Para o cargo de médico perito, o último concurso aconteceu em 2011 e ofereceu 375 vagas. Naquela época os candidatos foram avaliados com prova do INSS objetiva contendo 30 questões sobre Conhecimentos Básicos (Português, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional e Noções de Direito Administrativo) e 50 de Conhecimentos Específicos. Houve ainda uma etapa classificatória com prova de títulos.

Deixe seu Comentário