Como se preparar para o concurso da Receita Federal?

Se você está focado no concurso da Receita Federal, precisa otimizar seus estudos para sair à frente dos concorrentes e conquistar uma futura vaga no certame que está previsto. E como esse é um concurso bastante concorrido, você não pode esperar pelo edital do concurso da Receita Federal para começa os seus estudos, precisa antecipar sua preparação. Só assim, você conseguirá estar bem preparado para o dia da prova, quando estiver valendo a sua aprovação.

Mas, apesar do alto índice de concorrência, é possível sim ser aprovado no concurso RFB, e nós estamos aqui para te ajudar. Sendo assim, neste post, você vai acompanhar dicas essenciais que vão te mostrar qual é o melhor caminho para seguir. Então, leia o texto até o final e fique mais perto da vaga dos seus sonhos no concurso para a Receita Federal do Brasil.

Conheça o edital do concurso da Receita Federal

Como você já deve saber, ainda não há um edital da concurso da Receita Federal publicado. Mas, para ter uma ideia de como será o próximo certame, você pode, e deve, ler o último edital que trouxe vagas para o cargo que você tem interesse. Assim, você pode conferir algumas informações que tendem a permanecer as mesmas, como os requisitos para a candidatura em cada cargo, por exemplo. E claro, quanto mais informação você tiver, melhor serão os seus resultados.

No edital, você também encontra o conteúdo programático. Ou seja, as disciplinas e assuntos que foram cobrados dos candidatos. E mesmo que não seja o edital atual, é interessante conferir esses assuntos, para você ter uma ideia do que estará te esperando no dia da prova.

Aposte em um preparatório para concurso da Receita Federal do Brasil

A nossa principal dica para se dar bem no concurso é apostar em um preparatório para concurso da Receita Federal do Brasil. Dessa forma, você poderá contar com professores que possuem experiência em certames. Assim, eles podem te mostrar o melhor e menor caminho até o sucesso. Afinal, é realizado um trabalho de revisão, verificando quais são os assuntos que mais foram cobrados nas últimas provas. Sendo assim, você não perde tempo estudando conteúdos que não aparecerão no seu teste.

Então, se você optar por estudar online para concursos, terá a seu favor o estudo por videoaulas. Assim, em pouco tempo, cerca de 30 minutos, você conseguirá aprender ou revisar um novo assunto e se sentir mais bem preparado para o concurso. Afinal, você não estará lendo e aprendendo sozinho, terá ao seu lado um professor que traz explicações simples e diretas ao ponto.

Responda questões do concurso da Receita Federal

Além disso, uma ótima maneira de se preparar é respondendo questões que já foram aplicadas em concursos anteriores da Receita Federal. Assim, você pode testar seus conhecimentos, conferir como está o seu aprendizado em cada disciplina e, até mesmo, diminuir o nervosismo para o grande dia.

Então, a nossa dica é que você pesquise por questões específicas do concurso RFB e do cargo que tem interesse. Afinal, quando mais direcionado for os seus estudos, melhor serão os seus resultados. E por falar em resultados, acompanhe seus erros e acertos semanalmente. Assim, você saberá quais assuntos já foram aprendidos e quais precisam ser revisados.

Mas, na hora de responder cada pergunta, além de escolher a alternativa certa é importante que você saiba dizer os motivos que levam as demais a estarem erradas. Afinal, dessa forma, você evita errar uma questão por falta de atenção e pode fixar melhor o aprendizado em sua mente.

Também vale pesquisar se as questões estão atualizadas. Por exemplo, em provas antigas, você pode encontrar perguntas sobre a velha ortografia, ou seja, esse é um conteúdo desatualizado que pode te confundir e induzir ao erro.

Resolva provas completas

Essa dica pode parecer similar a anterior, mas é ainda mais completa. Afinal, além de testar seus conhecimentos, você também pode conferir qual é o seu tempo de resolução. Ou seja, quantas horas você leva para responder todas as questões da prova. Essa prática é importante pois há um tempo limite para a resolução, caso você ultrapasse, terá que entregar a prova como ela está naquele momento.

Então, pesquise pela última prova do concurso da Receita Federal para o cargo do seu interesse e imprima. Depois disso, escolha um canto silencioso da casa e responda todas as questões. Lembre de tirar de perto tudo que possa te distrair, faça poucas pausas e deixe o celular mais afastado cronometrando o seu tempo. Depois é só conferir o gabarito e ver quantas questões você acertou.

Lembre-se de repetir essa prática depois de mais um mês de preparação e conferir os resultados. Assim, você pode acompanhar o seu progresso e se manter mais motivado para o objetivo final, ou seja, a aprovação no certame dos seus sonhos.

Defina metas menores no seu dia a dia de estudos

Como falamos anteriormente, sabemos que o seu objetivo final é ser aprovado no concurso para a Receita Federal do Brasil. Porém, como você vai levar alguns meses para alcançar esse objetivo, é importante definir metas menores que podem ser alcançadas no seu dia a dia de preparação. Afinal, assim, você consegue se manter motivado e no caminho certo até o seu objetivo.

Como meta você pode definir, por exemplo, acertar 100 questões de matemática por semana. Ou ainda, tirar uma nota acima de 7 nos simulados. É importante que a meta te leve até o seu objetivo, mas não esqueça que ela precisa ser alcançável e mensurável.

E por falar em motivação, há outros pontos importantes que te ajudam nesse quesito. Sendo assim, mantenha uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos e saiba equilibrar a preparação com o seu dia a dia. Mais uma vez, o preparatório online pode te ajudar nesse ponto, afinal, com ele você não precisará se preocupar em procurar editais ou questões. Afinal, todas essas informações e materiais de estudo estarão no seu AVA. Então, basta abrir e seguir o plano de estudos que foi criado pensando em você e na sua aprovação.

Deixe seu Comentário