Como estudar para concursos públicos com questões?

Se você quer conquistar uma vaga de funcionário público, precisa estudar para concurso com questões. Afinal, essa é uma das formas mais eficientes de conhecer a prova dos certames, testar seus conhecimentos, deixar o nervosismo de lado e se sentir mais confiante para conquistar a aprovação. Sendo assim, no post de hoje, vamos te dar algumas dicas sobre como funciona essa preparação prática e te mostrar como escolher o melhor site de questões para concursos. Então, confira o post até o final e coloque nossas dicas em prática no seu dia a dia de estudos.

Como estudar para concursos com questões?

O primeiro ponto que você precisa entender sobre a prática de responder questões de concursos é que ela precisa ser constante. Ou seja, não adianta responder 100 perguntas em um dia e depois ficar mais de uma semana sem ver nenhuma pergunta. É preciso que você tenha constância na sua preparação, só assim, a sua mente entenderá que aquele é um conteúdo importante que precisa ser retido e fixado.

Sendo assim, separe pelo menos uma hora do seu dia para essa prática. Mas é importante que você acompanhe seus resultados, dessa forma saberá quais assuntos já foram aprendidos e quais precisam ser revisados. E por falar em revisão, as questões de concursos também ajudam a não esquecer nenhum assunto importante que pode cair na prova.

Passo a passo para estudar com questões para concursos públicos

O primeiro passo é encontrar o melhor site de questões para concursos, para assim começar a estudar. Para isso, você precisa conferir não apenas quantas questões o site oferece, mas também qual é a qualidade dessas perguntas. Afinal, não faz sentido você estudar com questões que tenham conteúdos desatualizados (como o velho acordo ortográfico), ou ainda, que tenham sido canceladas por erro. Elas só iriam confundir sua mente e te induzir a um possível erro na hora da prova.

Sendo assim, confira se o site de questões para concursos é atualizado constantemente, essa é a chave para o sucesso. Também vale conferir o valor do serviço oferecido pelo portal e a opinião das pessoas na internet. Algumas empresas mesclam os cursos para estudar para concursos públicos com a plataforma de questões. Assim, quando você compra um preparatório já ganha acesso a plataforma. Assim, você tem uma preparação completa e específica ao mesmo tempo. Ou seja, fica mais perto da aprovação

Então, após escolher o melhor site de questões para concursos, chegou a hora de filtrar as perguntas. Afinal, quanto mais específico você for na sua busca, melhores resultados terá. Então, se, por exemplo, você está se preparando para o cargo de policial rodoviário federal da PRF, não adianta apenas filtrar por questões de nível superior. Se você pude estudar com as perguntas das provas que foram aplicadas recentemente para esse cargo em específico, seus resultados serão ainda melhores.

Caso o concurso já tenha definido a banca, você também pode filtrar por questões da organizadora. Assim, pode conhecer o seu estilo de cobrança. É importante nesse caso, observar o tamanho dos enunciados, quantas são as alternativas de resposta e o nível de dificuldade da prova.

Resolva provas completas

Além de responder questões avulsas, é importante que você também resolva provas completas. Pode soar como uma prática similar, mas ela é ainda mais completa. Afinal, além de testar seus conhecimentos, você vai poder verificar o seu tempo de resolução de prova e simular o grande dia, quando estiver valendo a sua aprovação.

Então, imprima a última prova do concurso em que quer conquistar uma vaga. Lembre-se quanto mais específico for melhor, então, escolha um teste do cargo que tem interesse. Depois disso, escolha um canto silencioso da casa e responda todas as questões. É interessante tirar de perto tudo que possa tirar a sua atenção da prova, como televisão, computador e celular. Deixe por perto apenas uma garrafinha de água e um chocolate, assim como será no grande dia.

Além disso, vale deixar o celular mais afastado cronometrando o seu tempo de prova. Tente fazer poucas pausas e não esqueça de preencher o gabarito, ele também deve fazer parte dessa prática. Depois que terminar, anote o seu tempo de resolução, confira suas respostas com o gabarito oficial e também anote seus resultados.

Vale repetir essa prática depois de um mês com uma nova prova e comparar o desempenho nesses dois testes. Também é interessante conferir o último edital do concurso e verificar qual é o tempo máximo de resolução indicado aos concurseiros. Assim, você saberá se o seu ritmo de resolução está dentro do prazo estipulado pelo certame.

Durante este texto, já mencionamos alguns benefícios de estudar para concurso com questões. Afinal, essa é a forma prática de se preparar e ficar mais perto da vaga dos seus sonhos. Essa prática também serve como uma termômetro da sua preparação. Afinal. com base nos seus erros e acertos, é possível conferir como está a sua preparação.

Muitas pessoas também ficam nervosas quando sabem que estão sendo testadas. Então, talvez treinar mais isso em casa, em um ambiente que é confortável para o concurseiro, ajude a tirar um pouco do nervosismo na hora da prova. E por falar nessa hora, o ideal é que você consiga respirar fundo por alguns segundos, dar uma lida geral na prova para só depois começar a responder. Caso encontre uma questão muito difícil já no início, vale pular para a próxima e retornar quando se sentir mais confiante.

E quando você registra seu desempenho respondendo questões, pode verificar como está o seu crescimento dentro dos estudos. Isso ajuda a te manter motivado e continuar trilhando o caminho até o sucesso. Afinal, uma carreira pública traz salários mais altos do que a média do mercado privado, além de bons benefícios e a tão sonhada estabilidade financeira. Sendo assim, é preciso entender que, por mais que o processo de estudos seja cansativo, ele tem prazo para acabar. E, depois disso, você poderá usufruir por toda uma vida de uma carreira de sucesso.

Deixe seu Comentário