Exame de Suficiência CFC – Saiba Tudo

Você sabe para que serve o Exame de Suficiência do CFC? Vem com a gente, pois nesse artigo vamos abordar tudo o que é preciso saber dessa prova que oficializa os profissionais de contabilidade.

O que é o Exame de Suficiência CFC?

O Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, também conhecido como CFC ou exame CRC foi criado no intuito de avaliar os conhecimentos dos bacharelados de Ciências Contábeis e assim validar sua atuação no mercado. Sem a aprovação desse teste o profissional não pode exercer o cargo de contador.

O Exame do CFC teve sua criação nos anos 2000, mas em 2004 foi suspenso, porque na época, esse teste não estava previsto na Lei Federal. Somente em 2010, com a sanção da Lei Federal 12.249, que o Exame de Suficiência se tornou parte obrigatória para obter o registro no Conselho Federal de Contabilidade. Tendo duas aplicações da prova ao ano, uma por semestre.

Assim como a OAB faz com os bacharéis de direito, o Exame do CFC tem esse caráter eliminatório para permitir que somente os melhores contadores estejam aptos em oferecer seus serviços no mercado de trabalho.

Como Funciona a Prova?

A prova de Suficiência do CFC é composta por 50 questões de múltipla escolha com quatro alternativas de respostas. Para ser considerado aprovado, o candidato precisa ter acertado no mínimo 50% da prova, ou seja, 25 questões. O conteúdo do exame seria tudo aquilo que o estudante aprendeu durante o período de graduação.

Para ajudar, segue a lista das matérias que compõem o Exame de Suficiência:

  • Contabilidade Geral;
  • Noções sobre Direito e Legislação;
  • Contabilidade de Custos;
  • Controladoria;
  • Contabilidade Pública;
  • Estatísticas e Matemática Financeira;
  • Contabilidade Gerencial;
  • Teoria Contábil;
  • Ética do contador;
  • Princípios Contábeis e Normas Brasileiras de Contabilidade;
  • Auditorias Contábeis;
  • Perícias Contábeis;
  • Língua Portuguesa Aplicada.

A dificuldade do Exame de Suficiência do CFC

O Exame de Suficiência do CFC pode passar a falsa ideia de ser fácil por exigir acerto mínimo de 50% da prova, porém, olhando o histórico de aprovação, poucos são os candidatos que conseguem passar.

Segundo dados do próprio site da CFC, a prova do primeiro semestre de 2022 teve apenas 22,94% de aprovação. Dos 41.388 inscritos, somente 7.679 passaram.

Por isso, toda ajuda para aprimorar seus estudos para aumentar suas chances de aprovação são muito bem-vindas.

Como passar no Exame do CFC

Teoricamente, o conhecimento adquirido na graduação deveria ser o suficiente para garantir a aprovação, mas como vimos pelos dados acima, isso não é verdade. A base pode até ser pelo conteúdo em sala de aula, mas para garantir a aprovação o aluno precisará se preparar conforme a maneira de pensar do CFC, que é bem diferente do habitual acadêmico.

Com isso em mente, percebe-se que será preciso uma nova organização de estudo, refazer o mapa mental, pois se trata de um novo jeito de ver a prova.

Uma ação que pode ajudar nesse caso seria realizar um curso preparatório online para o exame CFC. Pois cursos como esses fogem do teórico acadêmico e focam no modelo específico exigido pela avaliação do CFC, sendo mais assertivos.

Esse modelo de estudo é excelente para estudantes que têm uma rotina apertada e precisam de ajuda em horários diversificados. É uma excelente opção para adquirir mais conhecimento e confiança para a prova.

Não perca tempo e saia na frente, pois ter como carta na manga um curso preparatório de Suficiência CFC pode ser o fator crucial para torná-lo um dos poucos aprovados por essa que é considerada como uma das provas mais difíceis do país.

Faça acontecer seu sonho de ser contador!

Equipe de redação do Arquivo Nirez

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

10 + dez =