Vai fazer seu primeiro concurso público? Descubra o que você precisa fazer para ser aprovado!

Se você está entrando agora nesse mundo e vai fazer o seu primeiro concurso, precisa ler este post. Afinal, em um meio tão concorrido, com tantas opções e vocabulário próprio, você precisa saber qual é o primeiro passo para estudar para concurso e como deve ser a sua caminhada até a aprovação. Então, confira o post até o final, coloque nossas dicas em prática no seu dia a dia e fique mais perto de conquistar vaga dos seus sonhos.

Meu primeiro concurso público

O primeiro passo para ter sucesso no meu primeiro concurso público e saber bem onde você quer chegar e fazer um estudo direcionado. Sendo assim, quanto mais específico você for no seu objetivo melhor será. Afinal, cada certame tem o seu nível de dificuldade e demanda um tipo de preparação. Por isso, é importante saber qual concurso prestar primeiro. Então, se você tiver como objetivo passar em um concurso de nível médio, você já terá afunilado um pouco o seu objetivo. Mas, você ainda pode mirar em ser um Agente Administrativo da Polícia Federal. Assim, você terá um estudo mais direcionado e melhores resultados.

Porém, ainda é possível se preparar para mais de um cargo ao mesmo tempo se for do seu interesse. Só é preciso organização e um foco ainda maior nos estudos. Se essa for a sua decisão, o primeiro ponto é conferir quais são as matérias em comum, aquelas que serão cobradas nos dois certames.

Sendo assim, muitas pessoas perguntam se á possível passar no primeiro concurso. E claro que é! Não há uma regra que diga em qual certame o concurseiro atinge a aprovação. Afinal, isso só depende da preparação e confiança de cada candidato. Mas, vamos continuar falando de algumas estratégias que podem te levar até lá.

Primeiro passo para estudar para concurso

O primeiro passo para estudar para concurso é fazer uma planilha com os horários do seu dia. Afinal, assim, você já começa no caminho certo, em uma rotina organizada de preparação. Então, coloque em uma planilha todos os horários do seu dia, desde aquele que você acorda até quando vai dormir. Depois disso, adicione todos os compromissos e responsabilidades da sua rotina, como trabalhar e fazer uma atividade física. Assim, você vai conseguir visualizar os horários que tem disponível para estudar. Mas, lembre-se para alcançar a aprovação, você precisa passar por um período de preparação e foco, mas valerá muito a pena quando você se tornar um funcionário público.

O segundo passo é verificar qual é o status do concurso em que você quer conquistar uma vaga. Ou seja, se ele já tiver publicado o edital, você poderá conferir quais são os assuntos que serão cobrados na prova, mas terá pouco tempo de preparação até o dia do teste. Também é possível que ele esteja previsto ou autorizado, assim, você terá mais tempo até a prova, mas ainda não terá o edital em mãos. Sendo assim, a nossa dica é que você leve em conta o edital do último certame para o órgão.

E quando você sabe o que precisa estudar e qual o tempo que tem disponível fica mais perto da aprovação no primeiro concurso. Agora é só distribuir os conteúdos a serem aprendidos até o dia da prova. Se você puder investir em um preparatório online, pode facilitar a sua caminhada. Afinal, assim, você terá ao seu lado a explicação de professores que conhecem muito não apenas sobre a matéria, mas também como os assuntos são cobrados. Dessa forma, saberá quais são os conteúdos mais cobrados e aqueles que precisam de maior atenção na hora de estudar.

Dicas para primeiro concurso público

Como esse é o seu primeiro concurso, você ainda não sabe o que esperar da prova. Por isso, precisa fazer simulados e testar seus conhecimentos antes mesmo de enfrentar o teste oficial. Afinal, quanto mais você souber sobre a prova, mas confiante vai se sentir e estará dois passos à frente dos seus concorrentes. Então, pesquise por questões que já foram aplicadas anteriormente em concursos para o órgão que você quer conquistar uma vaga. E responda quantas questões puder por semana.

Essa prática te ajuda a conhecer o estilo de cobrança do concurso e da banca, que é a empresa responsável pela produção e aplicação das provas. Além disso, é uma ótima forma de revisar os assuntos aprendidos. E ainda, serve como um termômetro de preparação, para conferir quais assuntos já foram aprendidos e quais precisam ser revisados. Tudo isso, vai te deixar mais confiante e pronto para dar o seu melhor no dia em que estiver valendo a sua vaga.

Outro conselho é resolver provas completas. Mas a intenção é que você faça como se fosse no dia oficial. Então, imprima a última prova do concurso, escola um canto silencioso da casa e responda todas as questões. Faça poucas pausas e deixe ao seu lado apenas uma garrafa de água e um chocolate. É importante também, deixar o celular mais afastado, cronometrando o seu tempo de resolução. Pronto, agora é só conferir suas respostas com o gabarito oficial e verificar o seu desempenho. A nossa dica é que você repita essa prática depois de um mês de preparação, com uma nova prova.

Mantenha a motivação até o seu objetivo

Essa etapa de preparação pode ser cansativa e desgastante, mas você precisa lembrar que ela é apenas uma etapa e vai passar. E quando você conquistar a aprovação não vai nem se lembrar desse período. Além disso, você não precisa pensar em como passar em primeiro lugar em concurso público, você só precisa focar em dar o seu melhor e se superar todos os dias.

Então, além da seu objetivo final, ou seja, garantir a aprovação, defina metas menores. Um boa dica é acertar, por exemplo, cem questões em matemática, ou ainda, fazer cinco simulados por semana. Dessa forma, você fica motivado cada vez que cumpre uma dessas metas e se mantém firme no objetivo final. Lembre-se, por mais concorrido que um concurso seja, você sempre será o seu maior concorrente.

Deixe seu Comentário