Como escolher um curso preparatório online para exame de suficiência crc cfc?

Se você precisa passar pelo exame de suficiência, a nossa dica é que aposte em um curso preparatório. Afinal, a maioria das reprovações nessa prova se dão pelo fato de que os estudantes acham que apenas o conhecimento adquirido durante a graduação é o suficiente para encarar o exame. E na verdade, o CFC exige um conhecimento mais direcionado. Por isso, é importante contar com professores que entendem muito do CFC e podem te apresentar explicações mais claras do que realmente será cobrado.

Mas, com tantas opções no mercado, você pode estar confuso sobre qual curso preparatório para exame de suficiência CRC escolher. Por isso, no post de hoje, vamos te dar dicas de como fazer a melhor escolha nesse segmento. Porém, antes disso, vamos te explicar alguns detalhes importantes sobre o exame. Afinal, ter conhecimento sobre o processo seletivo já é o primeiro passo para garantir a sua aprovação. Então, confira logo abaixo e fique mais bem informado.

Quem pode fazer o exame de suficiência do crc?

O Exame do CFC ou CRC acontece duas vezes ao ano e é obrigatório para todos os bacharéis em Ciências Contábeis e que desejam exercer a profissão de contador. Além disso, os alunos do curso de Ciência Contábeis que estejam no último ano também podem se inscrever para realizar essa prova.

Por falar em prova, ela é composta por 50 questões das seguintes disciplinas:

  • Contabilidade Geral;
  • Contabilidade de Custos;
  • Contabilidade Aplicada ao Setor Público;
  • Contabilidade Gerencial;
  • Controladoria;
  • Noções de Direito e Legislação Aplicada;
  • Matemática Financeira e Estatística;
  • Teoria da Contabilidade;
  • Legislação e Ética Profissional;
  • Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade;
  • Auditoria Contábil;
  • Perícia Contábil;
  • Língua Portuguesa Aplicada.

Além disso, os estudantes têm quatro horas para responder todas as questões. E, para ser considerado aprovado, cada participante precisa acertar no mínimo 50% da prova, ou seja, 25 questões.

Exame de suficiência CRC 2021

Atualmente, as inscrições estão abertas para o 2º Exame de Suficiência de 2021. O prazo segue aberto até às 16h do dia 23 de setembro de 2021, no site da organizadora, a Consulplan. E a taxa de participação custa R$ 70. Ou seja, essa é a chance que você estava esperando!

E a prova objetiva, de múltipla escolha, será realizada no dia 24 de outubro de 2021, no turno da manhã, das 10h às 14h. Os candidatos inscritos poderão consultar os locais de prova a partir do dia 18 de outubro no site da Consulplan.

Na segunda edição do ano, em razão da pandemia do novo Coronavírus, é essencial que todos os participantes estejam com máscara de proteção facial que cubra totalmente nariz e boca. Além disso, será necessário se submeter a medição de temperatura nos locais de aplicação das provas.

O uso de máscaras é obrigatório durante todo o tempo de permanência no local de provas, sendo
recomendável que o examinando as leve em número suficiente para as trocas necessárias durante este
período. Será permitido ainda portar outros itens de proteção individual, tais como faceshield, luvas (desde que de material transparente ou semitransparente), frasco de álcool 70% e óculos em material totalmente transparente.

Resumo CFC 2021

  • Inscrições: Das 14h de 24/08 até às 16h de 23/09/21
  • Valor da taxa: R$ 70,00
  • Prova: 24/10/21, das 10h às 14h
  • Quantidade de questões da prova: 50 perguntas objetivas
  • Assuntos cobrados: Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Contabilidade Gerencial, Controladoria, Noções de Direito e Legislação Aplicada, Matemática Financeira e Estatística, Teoria da Contabilidade, Legislação e Ética Profissional, Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade, Auditoria Contábil, Perícia Contábil e Língua Portuguesa Aplicada.
  • Banca: Consulplan

Curso online preparatório para exame de suficiência cfc

Agora que você já sabe mais sobre como funciona o exame e quem pode participar, vamos falar sobre o curso que pode te ajudar a alcançar a aprovação. A nossa primeira dica é que você aposte em um curso online preparatório para exame de suficiência crc. Assim, você pode estudar quando quiser e não precisa se deslocar até uma instituição. Dessa forma, fica mais fácil organizar sua rotina de trabalho, estudos e demais responsabilidades diárias.

Depois disso, é importante optar por uma empresa que tenha experiência de ensino e que seja bem avaliada. Você pode conferir os depoimentos de alunos e ex-alunos, mas também pode observar as páginas da instituição nas redes sociais. Assim, fica mais fácil de conferir a opinião do público.

Outro detalhe importante é optar por cursos que ofereçam videoaulas. Afinal, assim o seu estudo fica mais dinâmico e você conta com a experiência de ensino do professor. Pois, quando você estuda com apostilas pode ficar horas e horas lendo um conteúdo sem a garantir de que vai realmente aprender e absorver esse conteúdo. Já com as videoaulas, as explicações ficam mais claras e direcionadas.

Caso tenha a chance, confira uma prévia do material de ensino do preparatório, como, por exemplo, uma videoaula gratuita. Assim, você pode conferir a didática dos professores e ter uma prévia de como será o ensino durante todo o curso.

Estude respondendo questões de exames anteriores

Além de contar com videoaulas do curso preparatório para exame de suficiência crc, há outra prática importante que te deixa mais perto da aprovação: responder questões de exames anteriores. Então, procure por uma plataforma que ofereça questões das provas passadas. É importante que esse portal seja atualizado constantemente, para que as questões com conteúdo desatualizado ou que tenham sido canceladas sejam excluídas da plataforma. Afinal, elas podem confundir o seu estudo.

Também é interessante resolver provas completas dos exames anteriores. Dessa forma, além de testar os seus conhecimentos, você também pode conferir qual é o seu tempo de resolução. Pois, como mencionamos anteriormente, o aluno tem no máximo quatro horas para entregar a prova. Sendo assim, é importante conferir antecipadamente, se consegue se manter dentro desse prazo ou se precisa acelerar um pouco o raciocínio. Lembrando que durante esse tempo também está o preenchimento do gabarito. Então, separe, no mínimo, 30 minutos para fazer esse preenchimento com calma e atenção.

Lembre-se, tanto o curso quanto o acesso a plataforma de questões, são investimentos que valem a pena. Afinal, eles te ajudam a conquistar a aprovação logo de primeira no CFC. E quanto antes você é aprovado, mais rápido estará disponível para o mercado de trabalho e para as oportunidades da sua carreira como contador.

Deixe seu Comentário