Concurso PF: descubra as principais vagas de nível superior

O concurso PF sempre atrai diversos concurseiros. Afinal, fazer parte da corporação da Polícia Federal, além de trazer prestígio, também conta com boas remunerações, benefícios e planos de carreira. Então, no post de hoje, vamos te contar mais sobre os cargos da PF de nível superior, ou seja, aquelas funções destinadas a estudantes que possuem curso de graduação. Assim, você pode escolher uma dessas carreiras e direcionar os seus estudos. Afinal, quanto mais direcionada for a sua preparação, melhor serão os seus resultados.

E por falar nisso, os cursos para concursos são essenciais para encurtar o seu caminho até a aprovação. E é por isso, que vamos falar sobre eles também. Então, confira o texto até o final, anote nossas dicas e coloque em prática no seu dia a dia.

Cargos do concurso PF

Sendo assim, podemos dizer que os principais cargos da PF para nível superior são: Delegado, Agente de Polícia Federal, Escrivão e Papiloscopista. Algumas dessas carreiras possuem como requisitos graduações específicas, já outras aceitam nível superior em qualquer curso. Então, separamos abaixo os requisitos e atribuições de cada cargo, confira e entenda melhor.

Delegado da Polícia Federal

Requisitos: diploma, devidamente registrado, de bacharel em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e comprovação de 3 anos de atividade jurídica ou policial.

Atribuições da função: instaurar e presidir procedimentos policiais de investigação; orientar e comandar a execução de investigações relacionadas com a prevenção e repressão de ilícitos penais; participar do planejamento de operações de segurança e investigações; supervisionar e executar missões de caráter sigiloso; participar da execução das medidas de segurança orgânica, bem como, desempenhar outras atividades, semelhantes ou destinadas a apoiar o órgão na consecução dos seus fins.

Agente de Polícia Federal

Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Atribuições da função: investigar atos ou fatos que caracterizem ou possam caracterizar infrações penais, observada a competência da Polícia Federal; proceder à busca de dados necessários; executar todas as tarefas necessárias à identificação, ao arquivamento, à recuperação, à produção e ao preparo dos documentos de informações; executar todas as atividades necessárias à prevenção e repressão de ilícitos penais da competência da Polícia Federal; conduzir veículos automotores, embarcações e aeronaves; auxiliar a autoridade policial em todos os atos de investigação, cumprir medidas de segurança orgânica; desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como, executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

Escrivão da Polícia Federal

Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Atribuições da função: dar cumprimento às formalidades processuais, lavrar termos, autos e mandados, observando os prazos necessários ao preparo, à ultimação e à remessa de procedimentos policiais de investigação; atuar nos procedimentos policiais de investigação, acompanhar a autoridade policial, sempre que determinado, em diligências policiais; responsabilizar-se pelo valor das fianças recebidas e pelos objetos de apreensão; conduzir veículos automotores; cumprir medidas de segurança orgânica; atuar nos procedimentos policiais de investigação; desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como, executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

Papiloscopista do concurso PF

Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Atribuições do cargo: executar, orientar, supervisionar e fiscalizar os procedimentos de coleta, revelação, levantamento e armazenamento de fragmentos e impressões papilares, exames e laudos oficiais papiloscópicos, representação facial humana; operação e gestão de bancos e sistemas automatizados de identificação civil e criminal; assistir à autoridade policial; desenvolver estudos na área de papiloscopia; conduzir veículos automotores; cumprir medidas de segurança orgânica; desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como, executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

Antecipe seus estudos para o concurso PF

Como já deu para perceber, o concurso da PF costuma trazer boas opções para candidatos com nível superior. Sendo assim, o ideal é que você antecipe sua preparação para ficar dois passos à frente dos seus concorrentes e mais perto da aprovação. Para isso a nossa dica é que você aposte em um curso online para concurso da Polícia Federal. Assim, você terá ao seu lado a experiência de professores que podem te mostrar o melhor e menor caminho até a aprovação.

Outra dica importante é apostar em um curso online para concurso PF com videoaulas. Afinal, é muito mais rápido e dinâmico você aprender um assunto novo em 3o minutos de explicações diretas ao ponto, do que ler centenas de páginas de uma apostila, sem garantia de sucesso.

Responda questões do concurso PF

Então, além de estudar com videoaulas, outra boa prática é responder questões que foram aplicadas em concursos anteriores da Polícia Federal. Dessa forma, você tem uma prévia do que estará te esperando no dia oficial, quando estiver valendo a sua aprovação. Assim, pode deixar um pouco do nervosismo de lado e se sentir mais confiante.

Sendo assim, na hora de responder questões é importante que você confira todos os detalhes. Observe quantas são as alternativas de resposta, o tamanho dos enunciados, se há muitos textos associado às questões, o nível de dificuldade das perguntas, etc. Assim, você vai conhecer o estilo de cobrança da banca.

E por fim, resolver prova PF completa também é uma boa pedida. Assim, além de testar os seus conhecimentos e conhecer a banca, você também pode conferir o seu tempo de resolução. Afinal, no dia oficial, você terá um prazo máximo para entregar a sua prova e também o gabarito preenchido. Por isso, é interessante verificar com antecedência se o seu tempo de raciocínio está dentro do prazo ou se é preciso acelerar um pouco.

Então, imprima a última prova da Polícia Federal para o cargo que você tem interesse. Depois é só escolher um canto silencioso da casa, cronometrar o tempo e fazer poucas pausas. Quando terminar, você pode conferir suas respostas com o gabarito oficial do concurso e conferir quantas respostas você acertou.

Deixe seu Comentário