Como ser aprovado no concurso da PF?

Se você está interessado em garantir uma vaga no próximo concurso da PF, precisa conferir este post até o final. Pois, este é um dos certames mais concorridos, por isso, é importante conferir nossas dicas e antecipar seus estudos para sair dois passos à frente da concorrência. Temos certeza que, seguindo nossos conselhos, você estará mais perto do seu objetivo: se tornar um funcionário público e fazer parte do quadro de funcionários da Polícia Federal.

Dicas para garantir sua vaga no concurso da PF

Separamos cinco dicas essenciais para quem quer ser aprovado em cargos como agente da Polícia Federal, Delegado da Polícia Federal, Escrivão PF, Papiloscopista PF ou qualquer outra função do órgão. São elas: conheça o edital do último concurso da PF; aposte em cursos para concursos; teste seus conhecimentos respondendo questões de certames anteriores; defina pequenas metas até alcançar o seu objetivo final; e cuide da sua saúde.

Então, vamos falar um pouco mais sobre cada uma dessas dicas. Afinal, temos certeza que se você seguir todas elas estará mais perto de conquistar uma futura vaga e ter acesso a todos os benefícios destinados aos funcionários públicos da PF.

Conheça o edital do último concurso

A nossa primeira dica é que você conheça o edital do último concurso da Polícia Federal. Afinal, como ainda não há um novo edital para conferir as informações importantes, você pode se embasar pelo último que foi publicado. Assim, poderá conferir alguns dados que não costumam mudar de certame para certame, como, por exemplo, os requisitos. Afinal, é importante saber se você está de acordo com todas as exigência para desempenhar a função, depois da aprovação no concurso. Trouxemos abaixo, um exemplo dos requisitos para o cargo de delegado da Polícia Federal:

  • Ter sido aprovado no concurso público;
  • Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses;
  • Estar em gozo dos direitos políticos;
  • Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Diploma de bacharel em Direito, devidamente registrado;
  • Ter atividade jurídica ou policial de 3 anos (comprovados);
  • Ter 18 anos, no mínimo;
  • Possuir CNH na categoria “B” ou superior.

Os requisitos que envolvem nível de escolaridade e experiência mudam de acordo com o cargo, por isso, é importante que você confira especificamente, o que é exigido para a função que você tem interesse. Lembrando que os principais cargos da PF exigem nível médio ou superior.

Invista em um curso para concurso da PF

Os certames sempre trazem uma longa lista de disciplinas e assuntos que serão cobrados na prova e com a Polícia Federal não é diferente. Por isso, indicamos que você aposte em um curso online para concurso da PF. Assim, você será direcionado para as matérias que mais têm chance de cair, em formato de plano de estudos. Ou seja, você não vai precisar montar um planejamento prevendo o que estudar primeiro, é só dar o play na primeira videoaula e seguir a ordem que já foi pensada para a sua aprovação.

Sem dizer que um concurso aberto é uma oportunidade que não pode ser perdida. Por isso, é importante até mesmo antecipar os seus estudos, assim, você poderá sair à frente dos concorrentes, ter mais tempo de estudo e ficar mais perto da aprovação.

Teste seus conhecimentos respondendo questões de certames anteriores

Além de contar com um curso online, outro ponto que ajuda muito na sua preparação é responder questões que já foram aplicadas em concursos anteriores da Polícia Federal. Mas, o ideal é que você foque em perguntas que foram utilizadas em provas para o cargo do seu interesse. Assim, o seu estudo fica ainda mais direcionado e os seus resultados serão melhores.

Com essa prática, você pode conferir vários pontos importantes, como o tamanho dos enunciados, o nível de dificuldade das perguntas, quantas são as alternativas de resposta e muito mais. Dessa forma, você tem uma prévia do que estará te esperando, deixa um pouco do nervosismo de lado e se sente mais confiante para enfrentar a prova.

Então, adicione essa prática ao seu dia a dia de estudos. Além disso, é bem importante acompanhar o seu desempenho por disciplina. Assim, você consegue conferir quais são os assuntos que já domina e quais precisam ser revisados.

Defina pequenas metas até alcançar o seu objetivo final

Esta é uma dica para o concurso da Policia Federal, mas também vale para qualquer outro: defina pequenas metas até alcançar o seu objetivo final. Ou seja, o seu objetivo é ser aprovado no concurso PF. Porém, você precisa fazer um pouco por dia, para que esse objetivo seja alcançado, certo? Então, essas são as metas e elas vão te ajudar a alcançar o resultado que você deseja.

Sendo assim, você pode definir metas como, tirar no mínimo 7 em um simulado, acertar 20 questões de língua portuguesa por dia, ou ainda, acertar 40 questões da última prova do concurso da PF. E comemore cada vitória dessas que você alcançar. Assim, você estará mais motivado para seguir em frente, você vai ver como funciona!

Cuide da sua saúde em primeiro lugar

O momento de preparação exige foco e atenção do estudante. Afinal, são muitos candidatos que sonham com a aprovação e só os melhores alcançam. Mas, é importante cuidar da sua saúde física e mental durante esse tempo de estudo, afinal, essas condições podem afetar o seu rendimento para o dia da prova. Por isso, a nossa dica é que você faça exercícios regularmente, deixe espaços entre os seus estudos para encontrar amigos e fazer algo que goste, assim, na hora de estudar você estará mais focado.

Além disso, um dia antes da prova, é importante que você passe sem estudar. Tente comer algo leve para não ter nenhum problema no dia da prova, durma cedo, mas não antes do horário que você já está acostumado. E tente descansar da melhor forma possível, assim, você estará mais preparado para dar o seu melhor no dia seguinte.

Deixe seu Comentário