Como se preparar para concursos públicos por meio da resolução de questões?

Estudar para um concurso público requer foco e determinação por parte do candidato. Mas além disso, para garantir uma vaga e se tornar um funcionário público, é necessário testar os conhecimentos com a resolução de questões

E para te ajudar a entender a importância dessa prática, nós do Arquivo Nirez – Informações sobre concursos, preparamos algumas dicas sobre esse assunto. 

Aqui, você vai encontrar informações sobre resolução de questões para concursos públicos, site de resolução de questões, dicas para estudar concurso e como  estudar concurso online. 

Então, se você quer saber tudo sobre o assunto e garantir a sua aprovação no concurso público dos seus sonhos, continue lendo este texto. 

Se prepare da forma correta

Antes de procurar por um curso de resolução de questões você vai precisar conhecer os conteúdos que vão compor as perguntas do concurso, não é mesmo? 

Por isso, antes de começar a responder questões de certames já realizados, é preciso saber como estudar para concurso. 

Se você está começando agora, o primeiro passo para estudar concurso público é encontrar um bom curso preparatório e com ele ter acesso aos conteúdos do edital aberto ou baseados nos editais de concursos passados. 

Nessa escolha, foque nos cursos online com videoaulas. Elas são a forma mais dinâmica de aprender um conteúdo novo. Além disso, geralmente elas são produzidas de acordo com um edital, então você só estuda o que realmente vai cair na prova e não perde tempo com conteúdos que não serão relevantes para a sua preparação. 

Depois de conhecer as disciplinas que podem ser cobradas na sua prova, está na hora de colocar em prática o que aprendeu e passar para a resolução de questões. 

Por que responder às questões é tão importante para a minha preparação?

Primeiramente, você precisa entender que a resolução de questões de concurso é essencial para ter uma preparação completa, que vai levar seu nome à lista de aprovados em um certame. 

É nessa etapa, quando você faz a resolução de questões em um dos sites de resolução de questões de concursos, que você tem a oportunidade de simular como vai ser o dia da prova. Para isso, você pode usar questões ou provas aplicadas em concursos anteriores. Dessa forma, ainda pode conhecer melhor qual o estilo da banca organizadora que fez o último certame do órgão de seu interesse. 

Com esse exercício, além de conhecer o estilo de questões e da banca, pode ficar mais confiante para o dia da prova, pois já está familiarizado com os detalhes que precisa saber para responder a todas as questões. 

Além disso, responder questões de concurso público também serve como um termômetro para saber como está o seu aprendizado. Por exemplo, se você está errando muitas perguntas de Matemática ou Raciocínio Lógico, já sabe que precisa revisar essas matérias. 

Dicas para responder questões de concursos

Como prometido, nós do Arquivo Nirez – Informações sobre concursos preparamos algumas dicas para te ajudar na hora de estudar respondendo questões para concursos públicos. 

A primeira delas é tentar buscar por provas ou questões já aplicadas em concursos da mesma instituição que você quer ingressar. Apesar de poder mudar a banca organizadora e com isso o estilo das questões, as disciplinas podem ser semelhantes ou as mesmas. Assim, você já sai um pouco a frente a frente da concorrência, conhecendo melhor o assunto das matérias. 

Quando você estiver treinando, é importante prestar muita atenção aos mínimos detalhes. Então, se estiver resolvendo questões de língua portuguesa, por exemplo, confira o tamanho do enunciado das perguntas, perceba quantas são as alternativas de resposta, verifique o nível de dificuldade e até mesmo a média de tempo que você leva para escolher uma alternativa ou para ler os textos que podem ser propostos para a resolução delas. 

Da mesma forma, quando for treinar com questões de matemática ou raciocínio lógico, faça uma análise e anote quanto tempo foi necessário para fazer as contas necessárias e chegar ao resultado da questão. 

Ter acesso a essas informações te deixa dois passos à frente dos seus concorrentes, pois você vai chegar no dia da prova com segurança do tempo disponível para cada questão. 

Além disso, para fixar melhor a matéria é de suma importância que além de encontrar a alternativa correta da questão proposta, que você saiba dizer o motivo das demais estarem erradas. Assim, você evita errar por desatenção e ainda tem a chance de revisar um pouco do conteúdo que já foi estudado. Uma dica é explicar os motivos que levaram a acreditar que as alternativas estão erradas em voz alta. Esse exercício ajuda você a fixar ainda mais os conhecimentos obtidos no curso preparatório. 

E quando falamos em revisão, a dica é que você pratique com questões diariamente. Essa prática serve como uma revisão constante do que foi aprendido. 

Também não podemos deixar de citar a importância de acompanhar o seu desempenho semana a semana. Geralmente, os sites de questões para concursos públicos oferecem relatórios de desempenho, para que o aluno possa analisar a sua evolução durante a preparação. Assim, você tem uma ideia do seu progresso e pode se manter focado em sempre melhorar. Essa é uma forma de analisar de forma mais clara quais disciplinas precisam de mais atenção e quais você já está melhor preparado. Com isso, pode distribuir melhor seu tempo de estudos entre elas. 

Por fim, além de responder questões avulsas, a nossa dica é resolver provas completas. Então, pesquise pela prova do último concurso do órgão e cargo que você tem interesse, faça o download e imprima. Em seguida, escolha um local em sua casa que seja silencioso e responda todas as questões. Esse exercício serve para você simular o dia da prova oficial. Então mantenha perto apenas o que vai usar na resolução da prova: caneta, lápis, uma garrafa de água e um relógio para calcular o tempo. Depois é só conferir o gabarito e repetir essa prática depois de um tempo de preparação. Mais uma vez vale ressaltar que você pode usar o desempenho obtido nesse exercício para analisar o que ainda precisa de um pouco mais de revisão. 

Então, agora que você já sabe tudo o que precisa para se preparar para um concurso por meio da resolução de questões, é só encontrar um site que tenha um banco de perguntas atualizado e contenha o concurso de seu interesse e começar essa prática que, com certeza, vai ser muito importante para sua preparação e futuramente aprovação em um concurso. 

Deixe seu Comentário