Como responder questões de concursos? Confira táticas de resolução de questões de concursos!

Se você pretende conquistar uma vaga em certame, saiba que precisa estudar para concurso com questões de concursos. Afinal, esse tipo de preparação te ensina na prática, com base nos seus erros e acertos, mostra o que você deve esperar do grande dia e te deixa mais perto da aprovação.

Sendo assim, no post de hoje, vamos te dar algumas dicas que podem potencializar os seus estudos e trazer melhores resultados na área. Também trouxemos alguns conselhos para o dia da prova. Então, confira o texto até o final, e coloque algumas táticas no seu dia a dia de preparação.

Pesquise por questões de concursos atualizadas

O primeiro passo para utilizar essa prática para estudar para concursos públicos é pesquisar por questões atualizadas. Então, utilize site de questões para concursos de qualidade para realizar pesquisas por perguntas que já foram aplicadas no concurso do seu interesse. Afinal, por exemplo, caso você encontre uma pergunta de língua portuguesa que traga dúvidas sobre a ortografia antiga, pode se confundir e ser induzido ao erro. O mesmo acontece com as matérias relacionadas ao Direito que possui atualizações constantes.

Além disso, há perguntas que são anuladas por algum erro no anunciado ou nas alternativas de resposta. Então, também é preciso tomar cuidado com isso, pois o resultado pode ser negativo para você também. Enfim, esse é o primeiro ponto que precisa ser analisado, vamos ao segundo.

Seja específico em sua pesquisa

Não basta pesquisar por perguntas de nível superior, a nossa dica é que você seja mais direto. Afinal, quanto mais específica for a sua pesquisa, melhores serão seus resultados. Então, vale procurar, por exemplo, por questões aplicadas em concursos da Polícia Rodoviária Federal para policial rodoviário federal. Esse é só um exemplo, mas pode ser aplicado para a sua realidade, seus objetivos dentro dos concursos.

Também vale começar pelas questões mais recentes, ou seja, as perguntas do último certame do órgão para o cargo do seu interesse. Afinal, a forma de cobrança dessas questões deve se aproximar mais do que será cobrado na sua prova.

Leia atentamente todas as alternativas das questões de concursos

Umas das técnicas para resolver questões de concursos é conferir atentamente todas as alternativas das questões. Pode parecer lógico, mas acredite, temos a tendência de parar de ler as alternativas quando encontramos uma que julgamos como certa.

Então, além de indicar a resposta correta, você deve conseguir dizer os motivos que levam as demais a estarem incorretas. Afinal, dessa forma, você evita de errar uma questão por falta de atenção. Além disso, também é possível fixar melhor o conteúdo em sua mente. Sendo assim, a nossa dica é que você aplique essa tática no seu dia a dia de preparação.

Estude com questões comentadas

Apostar em questões resolvidas de concurso público também é uma boa tática, ainda mais de matérias como matemática e raciocínio lógico. Pois assim, você saberá qual método o professor utilizou para chegar até a alternativa certa. Dessa forma, pode aprender o conteúdo e utilizá-lo em outra questão.

Alguns sites e plataformas trazem vídeos curtos de professores resolvendo questões. Ou seja, é um aprendizado rápido, mas que pode esclarecer uma dúvida pontual e te levar mais longe na preparação.

Tenha constância respondendo questões de concursos

A preparação para certames pode ser um período um pouco conturbado que exige mais de você. Mas é preciso lembrar que ele é só um período com prazo para terminar. Além disso, você nem se lembrará dessa época quando se tornar funcionário público e estiver aproveitando todos os benefícios dessa carreira.

Assim sendo, é preciso ter constância na sua aprendizagem. Então, não adianta responder 100 perguntas hoje e ficar mais de um mês sem praticar. É necessário fazer um pouco por dia para alcançar o seu objetivo final: ser aprovado no concurso dos seus sonhos. Então, trace um planejamento de preparação, levando em conta o tempo que tem disponível por dia e siga até o final.

Não mude sua resposta no dia da prova

Quando for o grande dia e estiver valendo a sua aprovação, a nossa indicação é que você não mude a resposta de uma questão. Afinal, normalmente, quando você inicia a prova, está mais descansado e focado. Depois de algumas horas de prova, você já fica mais cansado e confuso. Então, se você escolheu a alternativa A, por exemplo, para a primeira questão e no final da prova decidiu reler tudo e começou a achar que é a B, tome muito cuidado. Vários candidatos decidem trocar a resposta e acabam errando, é como se a sua própria mente te enganasse, devido ao cansaço.

Faça uma leitura rápida antes de começar a responder as questões de concursos

É importante fazer uma leitura rápida de toda a prova antes de começar a responder efetivamente as perguntas. Assim, você ajuda sua mente a relembrar os assuntos estudos durante a preparação. É claro, você precisa tomar cuidado para essa prática não tomar muito do seu tempo, mas uma leitura rápida só vai te ajudar.

Deixe um tempo para preencher o gabarito

E por falar em tempo, é importante lembrar de deixar um tempo razoável para preencher o gabarito da prova. Afinal, a correção do seu teste será feito apenas por ele. Então, é importante que você preencha de forma calma e assertiva. Pois, há casos em que o candidato pula uma questão no gabarito e acaba errando todas as seguintes. Sendo assim, preste muita atenção! Alguns professores indicam que os alunos reservem 30 minutos para essa tarefa.

Pule questões que considerar muito difícil

Na hora de começar a responder questões de concursos, pode ser que você já encontre uma pergunta que considera muito difícil ou que não tem ideia da resposta. A nossa dica é que você pule essa questão. Afinal, ela pode te desestabilizar, então, continue respondendo as seguintes com a certeza que você estudou e está pronto para esse desafio.

Além disso, pode ser que você encontre outro assunto na prova que te faça relembrar da matéria daquela pergunta que pulou. Então, respire fundo e continue sua resolução.

Deixe seu Comentário