Como iniciar a preparação para o concurso da Polícia Civil RJ do zero?

concurso PC RJ é sempre muito aguardado pelos concurseiros. Então, se você está iniciando essa jornada agora, precisa ler o texto até o final para entender como começar a sua caminhada até a aprovação. Afinal, cada certame tem suas particularidades e necessita de um estudo direcionado para que o candidato conquiste uma vaga e faça parte da corporação da Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Conheça os cargos do concurso da PC RJ

O primeiro passo é conferir quais são os cargos da polícia e em quais deles seu perfil se encaixa melhor. Ou seja, não basta apenas um estudo sem direcionamento para o certame da Polícia Civil do Rio de Janeiro, você precisa de um curso para Inspetor da Policia Civil RJ, por exemplo. Assim, você otimiza os estudos focando apenas em matérias que caem na prova da Policia Civil RJ.

Então, conheça os cargos, veja quais são os requisitos para participar, o nível de escolaridade pedido e tudo mais. Assim, antes mesmo de abrir o período de inscrição concurso Polícia Civil RJ, você já estará bem informado e dois passos a frente dos concorrentes.

É importante lembrar que cada cargo oferecido no PCRJ concurso tem requisitos específicos, mas há os gerais que se aplicam a todos os participantes. Sendo assim, separamos abaixo essas exigências tiradas do último edital do certame.

Requisitos gerais concurso da PC RJ

  • Ter sido APROVADO, considerado APTO e INDICADO, em todas as Provas/Exames do concurso, e estar classificado dentro do número de vagas ofertadas;
  • Possuir nacionalidade brasileira ou portuguesa, hipótese em que deve estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo de direitos políticos, nos termos do § 1º, do artigo 12 da Constituição da República Federativa do Brasil, e na forma do disposto no artigo 13 do Decreto nº 70.436, de 18 de abril de 1972;
  • Ter a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais e em pleno gozo dos direitos civis e políticos;
  • Estar quite com as obrigações do serviço militar, para candidatos do sexo masculino;
  • Firmar declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público ou entidade das esferas federal, estadual e municipal;
  • Não ter sido demitido de qualquer cargo ou emprego público, em decorrência de processo administrativo disciplinar ou por justa causa;
  • Não registrar antecedentes criminais incompatíveis com o exercício do cargo;
  • Na hipótese de o candidato ocupar vaga reservada para pessoa com deficiência, ter a referida condição comprovada mediante perícia médica.
  • Não ter sofrido execução judicial, bem como não ter sido condenado em ações cíveis desabonadoras, observada a contumácia e as razões do inadimplemento da dívida;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
  • Não estar incompatibilizado para nova investidura em cargo público;
  • Ser considerado APTO em Exame Médico Pré-Admissional, observado o disposto na Lei Estadual n° 4.932, de 20 de dezembro de 2006;

Invista em um curso online específico

Conforme mencionamos anteriormente, concurso público de uma forma geral necessita de uma preparação específica. Por isso, o ideal é que você aposte em um cursinho para concursos de preferência com videoaulas. Assim, você conta com a experiência de professores que entendem muito não apenas da matéria ministrada, mas também sobre o concurso PC RJ. Dessa forma, eles podem trazer explicações mais claras e diretas ao ponto, encurtando o seu caminho até a aprovação.

Por isso, a nossa dica é que você invista em um curso Polícia Civil RJ. Assim, quando o certame estiver aberto, você conseguirá alcançar a aprovação e recupera o valor investido já no primeiro mês de salário como funcionário público.

Antecipe os estudos para o concurso da PC RJ

Se você quer garantir uma vaga, o ideal é que não espere pela definição da banca concurso Polícia Civil RJ ou a publicação do edital propriamente dito. Afinal, quando isso acontece, você tem pouco tempo de preparação até o dia da prova Polícia Civil RJ. Por isso, o ideal é que você antecipe sua preparação, assim terá o tempo necessários para estudar, revisar e praticar bastante, se sentindo mais confiante para o grande dia. E isso, claro, sempre contando com o auxílio do melhor curso online Policia Civil RJ.

Pratique com questões de concursos anteriores

Se você é marinheiro de primeira viagem no mundo dos certames, saiba que é importante conhecer as provas de concursos. E claro, se você puder fazer isso antes do grande dia, quando ainda não está valendo a sua vaga, é muito melhor. Por isso, a nossa dica é que você teste seus conhecimentos respondendo questões de ao menos uma prova Policia Civil RJ anterior. Assim, você pode conferir características importantes como o número de alternativas de resposta, o tamanho dos enunciados, o nível de dificuldade e muito mais.

Essa prática também é ótima para aprender com os seus próprios erros e acertos. Afinal, se você está errando muitas questões de interpretação de texto, por exemplo, já sabe que precisa revisar esse tema. Serve como um termômetro de preparação e também como uma prática de revisão para relembrar quais matérias caem na prova da Policia Civil RJ. Então, fique de olho no seu desempenho a cada semana e também por matéria. Assim, você vai conferir o seu progresso e sentir que está mais perto da aprovação.

Resolva provas completas

Pode até parecer similar a responder questões avulsas, mas resolver avaliações completas do concurso, como uma prova de Técnico de Necropsia Policia Civil RJ, por exemplo, te ajuda a exercitar um outro ponto: seu tempo de resolução. Afinal, todo concurso tem um tempo máximo para que o candidato entregue a prova e o gabarito preenchido. Sendo assim, é interessante simular se você está dentro desse prazo ou se precisa acelerar um pouco o raciocínio, e nisso, um curso PC RJ também pode te ajudar.

Então, imprima a última prova do concurso da PC RJ, escolha um canto silencioso da casa e resolva todas as questões. Mas, não vale fazer nenhum tipo de consulta a material ou internet. Depois que finalizar, é só conferir as suas respostas com o gabarito oficial do certame. Não esqueça de anotar sua nota, afinal, o ideal é que você repita esse exercício depois de quinze ou trinta dias com uma nova prova.  Assim, você pode conferir os resultados e verificar o seu progresso rumo à aprovação no certame da Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Deixe seu Comentário