Como estudar para Concurso de Professor?

Nesse texto vamos te contar tudo sobre concurso para professor, te mostrar oportunidades de concurso para professor rj, concurso para professor sp, concurso para professor mg, enfim tudo o que você precisa saber para ingressar no serviço público na área de educação!

CONCURSO PARA PROFESSOR 2021

Em primeiro lugar, quando você pensa em concurso para professor 2021 é importante que você busque por uma oportunidade de acordo com a sua qualificação e procure por provas de concurso para professor aplicadas em anos anteriores e também treine com um simulado de concurso público para professor. Dessa maneira, com toda a certeza as suas chances de conquistar uma vaga serão ainda maiores.

Para você começar sua preparação para um futuro concurso de professor sugerimos que organize um cronograma diário com os conteúdos relacionados ao cargo que deseja conquistar. Elabore um documento para te ajudar a saber o que você já domina e o que ainda precisa de revisão antes da prova.

Como já mencionamos, uma excelente maneira de se preparar é procurar por questões aplicadas em anos anteriores, que sejam do mesmo órgão e cargo que você deseja ingressar. Dessa maneira você poderá entender como é feita a elaboração das questões, qual é forma de avaliação da organizadora (múltipla escolha, verdadeiro ou falso, entre outros) e assim vai se familiarizar para não ficar muito nervoso no dia da prova.

Em geral, a maioria das provas dos concursos públicos destinados à área de professor apresenta de 50 a 100 60 questões de múltipla escolha, sendo que cada uma dessas perguntas possui 5 alternativas e apenas uma delas é a correta. Dentro desse total de perguntas, uma parte delas é voltada para o campo pedagógico e a outra para os conhecimentos específicos do cargo (por exemplo: História, Filosofia, Sociologia, Matemática, Física, Química, entre outras disciplinas e áreas de estudo).

Para ser aprovado e habilitado a exercer o cargo de professor é necessário atingir a nota padrão ou mínima da prova objetiva à vaga. Em geral, é preciso acertar mais de 80% das questões e não zerar em nenhuma área de conhecimento. Um diferencial nos certames de professores são as titulações, elas não são eliminatórias, mas ajudam a conseguir uma classificação melhor dentro das vagas e também um aumento de remuneração. Se você só possui graduação, é bom pensar em cursar uma pós-graduação ou especialização, um mestrado e depois um doutorado na área em que deseja ingressar.

Procurar por um bom preparatório pode ser uma boa opção para te deixar mais perto da vaga. Sugerimos que procure por um curso online, que ofereça o conteúdo no formato de videoaulas, pois dessa maneira seus estudos não ficam cansativos e você pode acessar o conteúdo no conforto da sua, sem se preocupar com tempo perdido entre os deslocamentos e também com a sua segurança.

CONCURSO PARA PROFESSOR RJ

No Rio de Janeiro, a principal oportunidade para quem deseja ingressar no cargo de professor no serviço público é o concurso da Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). O edital foi publicado em 22 de dezembro de 2020 no Diário Oficial da União (DOU) e oferece 81 vagas divididas entre os cargos de Professor Adjunto, Assistente e Auxiliar, da carreira do magistério superior.

O prazo de inscrições é de 11 de janeiro a 11 de fevereiro de 2021, com as provas de conteúdo previstas para serem realizadas entre os dias 12 e 27 de julho deste ano. Haverá ainda posterior avaliação de currículo e prova didática em datas a serem divulgadas. Para participar é necessário possuir diploma de graduação na área de atuação, além de titulação em nível de mestrado ou doutorado em algumas áreas. As remunerações chegam a R$ 9.616,19, dependendo da titulação do candidato.

As oportunidades são nas áreas de anatomia patológica humana, anestesiologia, bacteriologia, biologia celular e molecular e bioquímica, bioestatística, métodos estatísticos aplicados à saúde, estatística aplicada a ciências da saúde, estatística aplicada a processos, biomateriais, cardiologia, cirurgia oral menor, cirurgia pediátrica, clínica médica de cães e gatos, clínica psicanalítica na contemporaneidade, dentística/cariologia, desenho técnico de projetos de engenharia civil, agrícola, mecânica e arquitetura, desigualdades e formas de ação coletiva, economia política do desenvolvimento, educação de jovens e adultos, endocrinologia, ensino das atividades aquáticas na educação física escolar e suas relações com a prática de ensino, ensino de física, extensão rural, formação social brasileira e políticas públicas, hematologia, história da América, história da educação, língua e literatura alemã, língua inglesa, língua portuguesa, entre outras.

CONCURSO PARA PROFESSOR SP

Em São Paulo uma das opções de concurso aberto na área de educação é concurso da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) que oferece 17 vagas no cargo de Professor, para lotação em São Paulo, Osasco e Diadema e com salário que pode chegar ao valor de R$ 9,6 mil. O prazo de inscrições é de 11 de janeiro a 17 de abril de 2021, com datas de provas a serem definidas e divulgadas em breve.

A distribuição das vagas é a seguinte:

  • Campus de São Paulo – Cirurgia Plástica, Cirurgia Pediátrica, Pediatria Geral e Comunitária, Biologia Molecular/Biologia Celular, Cirurgia Geral/Gastroenterologia Cirúrgica/Coloproctologia, Cirurgia Plástica/Cirurgia Oncológica, Farmacologia Bioquímica e Molecular, Ginecologia Geral/Endoscopia Ginecológica, Ciências da Saúde – Medicina/Anatomia Patológica – Patologia Humana Hepática e Ciências da Saúde/Gastroenterologia.
  • Campus de Osasco – Administração/Finanças, Ciências Contábeis/Finanças e Economia/Introdução à Economia.
  • Campus de Diadema – Genética Molecular e de Microrganismos, Química Orgânica e Geociências/Geoquímica Ambiental.

CONCURSO PARA PROFESSOR MG

Em Minas Gerais é grande a expectativa por um novo concurso da Secretaria da Educação do Estado (SEE MG), ele está previsto plano orçamentário anual para 2021 e deverá trazer boas oportunidades na área de educação para os professores. É importante ressaltar que o último certame ocorreu em 2018 e ofereceu 16.700 vagas para os cargos de Professor e Especialista Pedagógico.

E se você pretende ingressar numa vaga dessas futuramente, sugerimos que comece analisando o edital do certame passado e estude as disciplinas cobradas nele. Neste caso, podemos destacar que a prova foi dividida entre questões de conhecimentos gerais (língua portuguesa, matemática, conhecimentos didático-pedagógico) e conhecimentos específicos.

 

Deixe seu Comentário