Como estudar para Concurso? Comece treinando Questões!

Se você está focado em conquistar uma vaga e se tornar um funcionário público, precisa testar seus conhecimentos respondendo questões de concurso. Para te ajudar com essa prática, nós do Arquivo Nirez preparamos este texto para tirar todas as suas dúvidas e te passar algumas dicas essenciais sobre o assunto. Vamos te explicar como as questões de concurso público podem te deixar mais perto da aprovação na vaga dos seus sonhos. E, além disso, também vamos te contar quais são os principais sites de questões de concursos para você praticar.

Então, leia o texto até o fim, anote as nossas dicas e coloque em prática durante a sua preparação.

Por que responder questões é tão importante para a minha preparação?

Antes de te passar algumas dicas, é essencial que você entenda a importância de responder questões de concurso público. É que quando você se prepara respondendo perguntas que já foram aplicadas anteriormente no mesmo concurso que você tem interesse, ou ainda, pela mesma banca, consegue simular um pouco do que será o grande dia, o dia da prova.

Dessa forma, você conhece o estilo de cobrança da organizadora, com base nas questões de concurso respondidas por você. E quando você tem mais informações sobre a sua prova, fica mais preparado para encará-la. Também é provável que se sinta mais confiante.

Além disso, responder questões de concurso público também serve como um termômetro para saber como está o seu aprendizado. Por exemplo, se você está errando muitas perguntas de interpretação de texto, já sabe que precisa revisar essa matéria.

Dicas para responder questões de concursos

Quando você estiver treinando, é importante prestar muita atenção aos mínimos detalhes. Então, se estiver resolvendo questões de informática para concurso da banca Cebraspe, por exemplo, confira o tamanho do enunciado das perguntas, perceba quantas são as alternativas de resposta, verifique o nível de dificuldade e até mesmo a média de tempo que você leva para escolher uma alternativa. Ter acesso a essas informações te deixa dois passos à frente dos seus concorrentes.

Além disso, para fixar melhor a matéria é interessante além de encontrar a alternativa correta das questões de concurso, que você saiba dizer o motivo das demais estarem erradas. Dessa forma, você evita errar por desatenção e ainda revisa um pouco do conteúdo que já foi estudado.

Por falar em revisar, é importante responder questões diariamente e usar essa prática também como uma revisão do que foi aprendido na semana. Por exemplo, se você aprendeu um conteúdo novo sobre Sistemas Operacionais no início da semana, no final de semana procure por questões de informática para concurso sobre o assunto. Assim, você revisa o que foi aprendido e ainda tem uma base do que esperar para a sua prova.

Mas, é bem importante acompanhar o seu desempenho semana a semana. Assim, você tem uma ideia do seu progresso e pode se manter focado em sempre melhorar. E mesmo que os concursos sejam extremamente concorridos, é importante lembrar que você é o seu maior concorrente, é também, a única pessoa que precisa superar todos os dias.

Além de responder questões avulsas, uma boa dica é resolver provas completas. Então, pesquise pela prova do último concurso do órgão e cargo que você tem interesse, faça o download e imprima. Em seguida, escolha um canto silencioso da casa e responda todas as questões. Mas, você precisa simular o grande dia, então, deixe ao seu alcance apenas uma garrafinha com água e um chocolate, faça poucas pausas e se concentre. Também é interessante deixar o celular mais afastado cronometrando o seu tempo de prova. Depois é só conferir o gabarito e repetir essa prática depois de um tempo de preparação.

Sites para responder questões de concursos

A maioria das grandes instituições que oferecem cursos para certames, também oferecem sites de questões de concursos. Porém, a maioria também é paga depois de um período de degustação ou teste. Então, vale fazer um comparativo, pesquisar se o portal possui as perguntas do concurso que você tem interesse e o que mais ele pode te oferecer. Por exemplo, há instituições que oferecem o portal de questões quando um cliente compra um preparatório.

Mas, vamos aos principais sites de questões de concursos: Gran Cursos Questões, Aprova Questões; Qconcursos.com; TEC Concursos; e Casa das Questões. Antes de se decidir por um deles, também é importante verificar se o site atualiza as questões constantemente. É que se isso não for feito, você pode encontrar uma questão com conteúdo desatualizado ou até mesmo que foi cancelada do certame por possuir algum erro. E isso pode confundir seus estudos e te induzir a um novo erro, por exemplo. Uma forma de evitar isso, é começar respondendo as questões do concurso mais recente, assim, há menos chance de se deparar com um conteúdo desatualizado, mas ela ainda existe.

Também é importante focar nas disciplinas que mais são cobradas. Dessa forma, sempre resolva questões de informática para concurso, assim como língua portuguesa e matemática. Afinal, essas são as disciplinas mais cobradas nos certames, independente da área ou nível de escolaridade. Essa também é uma boa dica para quem está se preparando para mais de um certame ao mesmo tempo ou que ainda não sabe em qual concurso focar a sua preparação.

Responda questões de concurso diariamente

Agora que você já sabe o porquê de trazer as questões de concurso público para a sua preparação, assim como, algumas dicas específicas para usar na hora de praticar, precisa resolver perguntas diariamente. Só assim, a sua mente vai entender que aquele é um conteúdo importante e que ela precisa absorver o conhecimento. E também é uma forma de se habituar com as provas e deixar um pouco de nervosismo de lado.

Então, pesquise pelos sites de questões de concursos mencionados anteriormente, escolha um deles para ser o seu companheiro de preparação e use e abuse da plataforma. Não se preocupe com os seus erros iniciais, é muito melhor errar e aprender agora do que no dia da prova. E aos poucos você estará mais perto de se tornar um funcionário público e contar com todos os benefícios da carreira.

Deixe seu Comentário