Como é a prova de 2ª fase da OAB?

Quem passa pela prova de primeira fase do Exame da Ordem mal tem tempo suficiente para respirar e já precisa iniciar a preparação para o que virá a seguir. O objetivo desta postagem é fazer com que você saiba como é e o que é necessário para ter sucesso na prova da 2ª fase da OAB, o “capítulo final” dessa saga obrigatória para quem quer conquistar a tão sonhada carteira de advogado.

Além das quatro questões discursivas que devem ser resolvidas, na 2ª fase OAB o candidato precisa elaborar a redação de uma peça relacionada à área escolhida no momento da inscrição para o Exame. Lembrando que as opções são: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho e Direito Tributário.

Então, caso você ainda não tenha feito sua inscrição, lembre-se de, quando chegar o momento de selecionar a área para a prova prático-profissional, escolha aquela com a qual você teve mais afinidade durante o curso de Direito ou aquela na qual você pretende atuar após ser aprovado na prova do Exame da Ordem e conquistar sua carteira de advogado.

Assim certamente será possível estruturar com mais facilidade a peça e assegurar os cinco pontos que ela vale. Uma outra dica, caso não queira basear sua escolha na afinidade ou na futura atuação, é evitar fazer a escolha com base em estatísticas sobre qual é mais ou menos fácil pois isso, acredite, pode acabar se tornando uma armadilha.

Como elaborar uma boa peça na 2ª Fase da OAB

Bom, já ficou claro o quão importante, e as vezes complexo, é elaborar uma boa peça prático-profissional na prova de segunda fase da OAB, mas seguindo algumas dicas essa tarefa pode se tornar simples. Separamos abaixo as mais eficientes delas:

  • Leia o edital

Pode parecer óbvio, mas acredite, há quem não o faça. Ler o edital é essencial para saber quais são as regras a serem seguidas, quais os critérios estéticos exigidos, parâmetros estabelecidos, enfim. Uma análise aprofundada do edital é fundamental para que não haja perda de pontos por desatenção, evitando assim, é claro, uma possível reprovação.

  • Saiba gerenciar o tempo

Não são raras as histórias de candidatos que não conseguiram terminar as provas devido ao término do tempo pré-estabelecido. Sim, acabou o tempo, acabou a prova. Não tem conversa! E olha que a duração é mais que o suficiente hein. São cinco horas ao total. Passam rápido? Sim, passam muito rápido! Mas são suficientes. Portanto, saiba gerenciar o tempo. Treinar resolvendo simulados é uma boa sugestão.

  • Escolha um bom curso online

Você não precisa enfrentar a rotina de preparação sozinho. Então, não abra mão de contar com o auxílio de um bom curso online para 2ª fase OAB. Dê preferência àquele que oferece conteúdos que realmente serão cobrados na prova, principalmente se a disponibilização se der com videoaulas gravadas por assunto e em formato de plano de estudos. E damos esse foco especial em videoaulas pois as elas são capazes de resumir em poucos minutos tudo o que é necessário saber, deixando portanto a preparação mais eficaz e otimizada, algo que, por exemplo, uma apostila não é capaz de fazer.

E o simples fato de preparar-se com um curso online para o Exame da Ordem, já te deixa automaticamente apto a cumprir com o pedido nas duas primeiras dicas, pois ele já tem todo um planejamento baseado no que é pedido pelo edital e te dá a opção de treinar com inúmeros simulados prontos e questões cobradas em prova da OAB de edições anteriores, colaborando assim para um melhor gerenciamento de tempo.

Dicas para ser aprovado no Exame de Ordem de primeira

Agora vamos deixar de focar exclusivamente na 2ª fase e falar do Exame de Ordem como um todo, oferecendo dicas que podem fazer grande diferença durante a preparação e resultar em uma aprovação logo na primeira tentativa (caso você nunca tenha feito o Exame anteriormente) ou na próxima tentativa (caso não tenha alcançado o sucesso em uma ocasião anterior).

Quem sabe como é a prova da OAB, tem consciência de que ambas as fases são reconhecidamente complexas, tanto é que os índices de aprovação não costumam ser os mais altos. Porém, isso não deve ser visto como um objetivo inalcançável, muito pelo contrário. Porém, aliando as dicas que começaremos a ensinar abaixo, com muita dedicação e disciplina, acredite, sua preparação tem tudo para terminar com um final muito feliz.

  • Tenha um cronograma

Ninguém te conhece melhor que você mesmo. É óbvio, mas não custa deixar isso claro. Então que tal organizar sua rotina, estipulando horários tanto para os estudos como para momentos de lazer, alimentação, descanso, entre outros? O equilíbrio também faz parte do jogo.

Não deixe de inserir no seu cronograma detalhes sobre sua preparação para o Exame da OAB, como por exemplo:

15h às 17h – Resolver questões de Exames anteriores

17h às 19h – Revisar os conteúdos vistos no dia anterior

Assim você aprofunda mais o que deve fazer, pois deixar informações vagas em sua programação pode, mesmo que inconscientemente, dar brechas para a procrastinação.

  • Ter disciplina faz toda diferença

Se propôs a ser aprovado de primeira? Então leve isso a sério! De nada vai adiantar você adquirir um ótimo curso online para OAB (sobre o qual já falamos anteriormente) e não dar a devida importância aos estudos. É fundamental seguir à risca tudo o que documentou após ter lido a dica anterior. Jamais esqueça, é a sua aprovação que está em jogo. Então, se colocou no cronograma, cumpra. Não se sabote!

Ser disciplinado é isso, se preparar quando for a hora de se preparar, descansar quando for momento de descansar, dar aquela conferida nas redes sociais quando em seu cronograma houver um espaço para isso… Pode ter certeza que assim alcançar o objetivo será muito mais tranquilo, pois verá como estudar para passar na OAB se tornará algo mais eficiente.

  • Relaxar também faz parte do processo

Lembre-se de respeitar os limites do seu corpo. Nem tudo deve girar apenas em torno de quantas questões tem que acertar para passar na OAB. Você não é uma máquina! Estudar até ficar exausto não será benéfico, muito pelo contrário, pois as chances de assimilar tudo o que assistiu nas videoaulas serão muito pequenas, e isso certamente afetará seu desempenho e exigirá uma repetição desnecessária do estudo.

Quando notar que o conteúdo relacionado a o que estudar para passar na OAB está começando a ficar mais difícil de ser compreendido que o normal, relaxe um pouco, estique as pernas, faça um alongamento, vá até a cozinha tomar um copo d’água, assista um pouco de televisão, enfim, dê um tempo para sua mente. Depois, pode ter certeza, você voltará com muito mais vontade e facilidade de aprender.

Pronto, agora que você já sabe como é a 2ª fase da OAB e como fazê-la de forma a ter sucesso, e ainda de bônus conferiu dicas para ser aprovado já na primeira (ou na próxima) tentativa, temos certeza que irá assegurar uma ótima nota e garantir a Carteira da Ordem.

Bons estudos!

Deixe seu Comentário