Como é a prova de 1ª fase da OAB?

Se você está prestes a enfrentar a prova de primeira fase da OAB, é bom se preparar! Isso porque, este costuma ser um exame bem elaborado e com nível de dificuldade alto que, inclusive, aumenta ainda mais a cada ano.

No entanto, você não tem motivos para se desesperar! No texto de hoje aqui do Arquivo Nirez, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre a 1ª fase OAB.

Dessa forma, abordaremos desde como é a prova da oab, até como estudar para passar na prova do Exame da Ordem.

Para começar, vamos explicar todos os detalhes que envolvem a prova da oab.

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que a aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nas seccionais da OAB e, consequentemente, exercício da profissão de Advogado. Em outras palavras, se você não conquistar a aprovação neste exame, dificilmente conseguirá um emprego na área.

Podem participar da avaliação os bacharéis em Direito e os estudantes de Direito que, comprovem estar matriculados nos últimos dois semestres ou no último ano do curso de graduação em Direito.

Como é a 1ª fase da OAB

Elaborada pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, em conjunto com o Conselho Federal da OAB, a prova de primeira fase do exame de ordem conta com 80 questões objetivas, distribuídas entre as matérias trabalhadas ao longo dos cinco anos que compõem a faculdade de Direito. O tempo máximo para resolução é de 5 horas.

No formato de múltipla escolha, cada questão possui quatro alternativas e uma única resposta correta.

Agora, depois de tanta informação, você deve estar se perguntando o que estudar para passar na oab. E por este motivo, ou seja, para que você possa se dedicar somente ao que realmente cairá na sua prova, separamos abaixo uma lista com os principais conteúdos abordados.

Além disso, trouxemos também uma média da quantidade de questões a ser cobrada em cada disciplina. Confira:

  1. Ética: – 8 (oito) questões;
  2. Filosofia – 2 (duas) questões;
  3. Direito constitucional – 7 (sete) questões;
  4. Direitos humanos – 2 (duas) questões;
  5. Direito internacional – 2 (duas) questões;
  6. Direito tributário – 5 (cinco) questões;
  7. Direito administrativo – 6 (seis) questões;
  8. Direito ambiental – 2 (duas) questões;
  9. Direito civil – 7 (sete) questões;
  10. ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente – 2 (duas) questões;
  11. CDC – Código de Defesa do Consumidor – 2 (duas) questões;
  12. Direito empresarial – 5 (cinco) questões;
  13. Direito processual civil – 7 (sete) questões;
  14. Direito penal – 6 (seis) questões;
  15. Direito processual penal – 6 (seis) questões;
  16. Direito processual do trabalho – 7 (sete) questões;
  17. Direito do trabalho – 4 (quatro) questões.

Aprovação na 1ª fase da OAB

Dúvidas como quantas questões tem que acertar para passar na oab e qual a nota para passar na oab são comuns a todos os estudantes que vão enfrentar o exame pela primeira vez.

Sendo assim, nós vamos esclarecer esse assunto de uma vez por todas, até mesmo para que você tenha a segurança necessária durante a prova.

Cada questão da prova objetiva vale 1 ponto. Ou seja, a soma total é de 80 pontos. Para conquistar a aprovação, o candidato deve ter um aproveitamento mínimo de 50%. Isso quer dizer que ele precisa acertar 40 ou mais questões para se qualificar para a próxima etapa – 2ª fase.

Caso você ainda não saiba, é vedada a participação de candidatos na prova prático-profissional (2ª fase) sem prévia aprovação na prova objetiva.

Como se preparar para a prova de primeira fase do Exame de Ordem?

Para que você tenha uma preparação completa e eficaz, o ideal é não se basear somente nos conhecimentos vistos durante o período de faculdade. Então, nosso conselho é que você conte com um auxílio profissional e invista em um curso online para 1ª fase OAB.

Muitos cursos para concursos públicos desenvolvem também materiais específicos que podem facilitar a sua aprovação no Exame de Ordem.

Por contarem com profissionais especialistas quanto o assunto é OAB, os conteúdos acabam ficando bem direcionados e focam no que realmente interessa.

Assim você não perde tempo estudando materiais desnecessários ou desatualizados.

Atualmente, com a grande variedade de opções disponíveis no mercado educacional, com certeza, você encontrará a melhor opção de acordo com o seu perfil.

Aqui, a grande dica na hora de definir o melhor curso online para OAB é ficar atento ao que lhe é oferecido.

Para proporcionar uma preparação completa, é essencial que o curso disponibilize as questões de exames anteriores para prática, conteúdo atualizado e específico em formato de videoaulas, revisões e material de apoio em PDF.

Como estudar para passar na prova de 1ª fase da OAB?

Agora que você já deve estar mais familiarizado com o Exame, chegou a hora de descobrir como estudar para passar na oab.

Na verdade, caso você tenha optado por complementar seus estudos por meio de um curso online para o exame da ordem já terá resolvido pelo menos metade da situação. Isso porque, os conteúdos serão disponibilizados de acordo com o que você precisa.

Quanto a outra metade, agora é com você. Mas, para que você não se sinta perdido ou desamparado nesta fase, trouxemos algumas dicas que podem fazer a diferença na sua rotina:

Faça um planejamento de estudos

Embora o curso online possa ser “frequentado” quando quiser, é imprescindível que você reserve dias e horários específicos para o estudo.

Criar uma rotina se torna ainda mais necessário quando você precisa conciliar os estudos com o trabalho ou com outras atividades diversas e o lazer.

Tire todas as suas dúvidas

O momento para tirar as suas dúvidas é durante a preparação. Nunca, em hipótese alguma, pense em encarar uma prova do nível da OAB com algum tipo de incerteza referente ao conteúdo.

Apenas para lembrar, as provas do Exame de Ordem não costumam aliviar para o lado dos candidatos. Muito pelo contrário, elas possuem um nível de dificuldade alto, tanto é que boa parte dos estudantes costuma ser eliminado ainda na 1ª fase da OAB.

Treine bastante

A internet está aí à disposição e, graças a ela, temos acesso a uma infinitude de conteúdos como, por exemplo, as provas anteriores do Exame de Ordem. Resolver as questões e provas anteriores te aproxima ainda mais do seu objetivo, ao mesmo tempo em que testa os seus conhecimentos e te prepara para o grande dia.

Deixe seu Comentário