5 dicas para ser aprovado na OAB na primeira tentativa!

Se você quer saber como passar na OAB já na primeira tentativa veio ao lugar certo. Afinal, no texto de hoje vamos passar dicas essenciais que te deixarão mais perto da carteira da Ordem dos Advogados do Brasil. Então, se você tem dúvidas como: “quantas questões tem que acertar para passar na OAB?”, leia o texto até o final e saiba tudo sobre o assunto.

Como é a prova da OAB?

Mas, antes de falar sobre como estudar para passar na OAB, precisamos explicar como é a prova da OAB. O Exame de Ordem acontece duas vezes por ano e é formado por duas etapas: a primeira e a segunda fase. Na primeira fase são 80 questões de múltipla escolha das seguintes disciplinas: Ética Profissional, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Trabalhista, Processo Trabalhista, Direito Penal, Processo Penal, Filosofia do Direito, Direitos Humanos, Tributário, Administrativo, Ambiental, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Código de Defesa do Consumidor (CDC), Direito Internacional e Direito Empresarial.

Já  a segunda fase da prova da OAB é formada de 4 questões discursivas mais uma peça prático-profissional. Porém, a segunda etapa tem mais uma particularidade. É que, ao invés de contar com perguntas de diferentes áreas, o candidato escolhe uma delas. As opções são as seguintes: Direito Administrativo; Direito Civil; Direito Constitucional; Direito do Trabalho; Direito Empresarial; Direito Penal; ou Direito Tributário. Sendo assim, podemos dizer que a segunda fase é mais direcionada para a área em que você quer trilhar a sua carreira.

Quantas questões tem que acertar para passar na OAB?

Uma das pesquisas mais feitas na internet sobre o assunto é: “quantas questões tem que acertar para passar na OAB?”. Sendo assim, na primeira fase o aluno precisa acertar, no mínimo, 50% da prova, ou seja, 40 questões. Já na segunda fase, o candidato não pode zerar a peça prático-profissional, senão já estará reprovado. Mas, é importante estudar de forma consciente para dar o seu melhor nas provas e não acertar apenas o mínimo exigido para o candidato.

Sendo assim, agora que você já sabe um pouco mais sobre qual a nota para passar na OAB, vamos para as 5 dicas de como passar na OAB. Confira logo abaixo e coloque em prática no seu dia a dia de estudos.

5 dicas para ser aprovado na OAB na primeira tentativa

Você já deve ter visto notícias sobre o nível de dificuldade da prova da OAB. Afinal, a cada edição nos deparamos com números altos de reprovados. Mas, não se preocupe, com um estudo direcionado é possível garantir a aprovação já na primeira tentativa e poder dar o start na carreira como advogado ou advogada. Confira nossas dicas logo abaixo e fique mais perto da carteirinha da OAB.

1. Invista em um curso online para o Exame de Ordem

A primeira dica é não confiar apenas no conhecimento adquirido durante o curso de Direito. Afinal, essa é sim a sua base da educação e ela será muito importante para o seu futuro, porém, a prova da OAB exige um estudo muito mais direcionado. Então, o melhor é você investir em um curso online para OAB. Assim, você pode ter ao seu lado a experiência de professores que não apenas entendem de suas matérias, mas também do Exame de Ordem. E, por isso, podem trazer explicações muito mais simples e diretas ao ponto.

Dessa forma a sua caminhada até a aprovação fica muito mais simples. E garantindo a aprovação já na primeira tentativa, você fica pronto para as oportunidades do mercado de trabalho e pode recuperar esse valor já no primeiro mês de salário.

2. Responda questões anteriores da prova da OAB

Testar seus conhecimento respondendo questões que já foram aplicadas em exames anteriores é um dos bons exemplos de como estudar para passar na OAB. Afinal, assim, você pode ter uma prévia do que estará te esperando no grande dia. Essa prática também serve como um termômetro de aprendizagem. Pois, com base nos seus erros e acertos, é possível conferir quais assuntos já foram aprendidos e quais precisam ser revisados na preparação.

3. Resolva provas completas do Exame de Ordem

Apesar de parecer similar com a dica anterior, essa é uma prática ainda mais completa. Então, o nosso conselho é que você pesquise pela última prova do Exame de Ordem, faça o download e imprima. Depois disso, escolha um canto silencioso da casa, e resolva todas as perguntas da primeira fase. Mas atenção, você precisa simular o grande dia. Então, deixe ao seu alcance apenas caneta e lápis, uma garrafa de água e um chocolate. Também vale fazer poucas pausas e deixar o celular mais afastado cronometrando o seu tempo de resolução.

Essa prática te deixará menos nervoso e mais confiante para enfrentar o grande dia, quando estiver valendo a sua aprovação. Depois disso, confira as suas respostas com o gabarito oficial e anote a quantidade de acertos que você conquistou. Depois de um mês de preparação repita essa prática com uma nova prova e verifique como foi o seu desempenho.

4. Treine a escrita à mão

É preciso lembrar que na segunda fase da prova da OAB, o candidato precisará escrever uma peça prático-profissional. Mas, é claro, ele não terá o auxílio de um computador. Sendo assim, é extremamente importante treinar a escrita à mão antes de passar por essa etapa. Afinal, o examinador, ou seja, a pessoa que vai corrigir a sua prova, precisa conseguir ler e entender o que você escreve, caso contrário você perderá pontos.

Além disso, é preciso conferir o tempo que você leva para escrever uma peça a mão, para que não prejudique o seu tempo final de prova. E ainda, é necessário entender o espaço que a sua letra ocupa, para que toda a ideia que quer passar caiba nas linhas disponíveis na sua prova. Então, o único jeito de conseguir tudo isso é treinando previamente.

5. Mantenha-se motivado durante os estudos para a OAB

E a nossa última dica é que você mantenha-se motivado durante todo o processo. Afinal, todo candidato tem como objetivo final, nesse caso, ser aprovado na OAB. Mas, é interessante também definir metas menores durante os estudos, como, por exemplo, acertar 20 questões de Direito Constitucional por dia. Assim, você se mantém motivado e fica mais perto do resultado final.

Deixe seu Comentário