• Guia Completo do Concurso ADEMA SE 2024: Vagas, Inscrições e Fases de Avaliação

    O Governo de Sergipe anunciou recentemente o primeiro concurso público para a Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe (ADEMA SE). Este evento marca uma oportunidade inédita para ocupar cargos criados em 2022 na área ambiental. Detalhes do Concurso Vagas Oferecidas: Total de 55 vagas. Técnico Ambiental: 20 vagas. Analista Ambiental: 35 vagas, subdivididas em: […]

  • Concurso PRF 2024: Atualizações e P...

    O anúncio de um potencial Concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em 2024 gerou grande expectativa entre concurseiros em todo o Brasil. Com a promessa de 4.902 novas vagas, a possibilidade desse concurso se tornou um foco de esperança para muitos. No entanto, é crucial analisar a situação atual e os desafios a serem enfrentados […]

  • Além do Ensino Tradicional: As Nova...

    À medida que entramos numa era digital sem precedentes, a educação à distância está sendo redefinida por tecnologias emergentes. Faculdades a distância não são mais apenas sobre videoaulas e fóruns online; elas estão se transformando em espaços interativos e imersivos, graças à Inteligência Artificial (IA), realidade virtual (VR) e gamificação. Este artigo explora como essas […]

  • Oportunidade Única no Setor Bancári...

    O setor bancário brasileiro está prestes a testemunhar uma significativa oportunidade de emprego com a recente divulgação do edital do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes). Este anúncio marca a abertura de um concurso público que visa à formação de um cadastro reserva, englobando um total de 538 vagas. Destinado a profissionais com formação […]

  • Lançamento do Edital de Concurso da...

    A Caixa Econômica Federal anuncia a abertura de seu mais recente concurso, conforme revelado em um novo edital. Este concurso oferece um total de 4.050 vagas para diversas funções. As vagas são distribuídas entre os cargos de Técnico Bancário, com 2.000 posições, e Técnico Bancário na área de Tecnologia da Informação, também com 2.000 vagas. […]

  • Concurso TJ MS 2024: Inscrições Abe...

    O edital para o Concurso TJ MS 2024 foi divulgado em 31/01, oferecendo 860 oportunidades de cadastro reserva em cargos que exigem nível superior. O período de inscrições ocorrerá de 05/02/2024 a 18/03/2024, com a data das provas marcada para 12/05/2024. Continue lendo para obter detalhes sobre esse concurso promovido pelo Tribunal de Justiça do […]

  • Seu Futuro nos Bombeiros: Concurso ...

    Você que sonha em integrar uma carreira voltada para a defesa civil, combate a incêndios e salvamento, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBM PE) abriu as portas para a realização desse desejo. Recentemente, foi divulgado o edital do concurso público CBM-PE 2023, oferecendo um total de 660 vagas para os cargos de Soldado […]

  • Desvendando os Macetes para o Suces...

    Conquistar um desempenho sólido na prova de matemática em concursos públicos é um desafio que requer não apenas conhecimento teórico, mas também a aplicação estratégica de macetes específicos. Neste artigo, exploraremos algumas dicas valiosas para que você possa enfrentar com confiança e eficácia as questões de matemática que frequentemente surgem nos concursos. Entendendo as Demandas […]

  • Concurso Público do Banco do Brasil...

    O Banco do Brasil é uma das instituições financeiras mais renomadas do país, e conquistar uma vaga no seu quadro de servidores é o sonho de muitos concurseiros. Neste artigo, abordaremos todos os aspectos essenciais relacionados ao concurso público do Banco do Brasil, incluindo requisitos, etapas do processo seletivo e dicas para se preparar adequadamente. […]

  • Concurso Receita Federal 2024: Prep...

    O Concurso Receita Federal é conhecido por ser um dos concursos públicos mais cobiçados e desafiadores do país. Com a possibilidade de um novo concurso em 2024 no horizonte, aspirantes a uma carreira na área fiscal têm a oportunidade de se preparar adequadamente para essa empreitada desafiadora. Neste artigo, vamos explorar como se preparar eficazmente […]

  • Finep Anuncia Edital para Concurso ...

    A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Finep) lançou recentemente o aguardado edital para o seu concurso público em 2023, marcando uma oportunidade significativa para aspirantes a cargos públicos. Inscrições e Prazo As inscrições para o concurso estarão abertas no período de 21/11/2023 a 11/12/2023, e os candidatos podem se […]

O que você encontra no Arquivo Nirez

Aqui no arquivonirez abordaremos como tema principal o universo dos concursos públicos, tanto para iniciantes quanto para quem já é veterano no assunto e possui experiência nas seleções.

Desta forma, se você ainda não possui familiaridade com o tema, fique tranquilo! A partir de agora nós vamos te ajudar a entender tudo sobre concursos.

Para começar, vamos explicar o que são os concursos públicos e como eles funcionam.

Concurso público

 Concurso público: o que é?

Os concursos públicos ou certames, como também podem ser chamados, podem ser definidos como um processo seletivo que concede acesso a emprego ou cargo público em um órgão, autarquia ou empresa pública. Ou seja, você trabalhará na iniciativa pública, como um funcionário concursado.

Neste caso, as oportunidades de emprego são oferecidas de forma democrática. E desta maneira, todos os interessados que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pelo edital de concurso, documento que informa todas as regras da seleção, podem concorrer às vagas ofertadas de forma igualitária.

Como funcionam?

Geralmente, para que um concurso público possa acontecer, o órgão responsável identifica a necessidade de novas vagas por meio de um levantamento e, então, encaminha um pedido para o governo.

A autorização para a realização do certame depende da esfera a qual o concurso pertence, podendo desta forma ser autorizada pelo Ministério da Economia para concursos federais, do Estado para concursos estaduais ou do município para concursos municipais.

O pedido enviado é analisado por essas pastas e pode ser negado ou aceito. Caso seja negado, o órgão pode reformular um novo pedido e reenviar a solicitação.

Caso seja aceito, o órgão poderá seguir com os procedimentos para a realização do concurso público. Assim, a previsão de realização do concurso entrará no orçamento do governo, sendo publicada nas leis orçamentárias.

Depois dessa etapa, a autorização para o concurso será publicada no Diário Oficial.

Sendo concluída todas essas fases, o próximo passo é a formação da comissão do concurso, que será responsável pela contratação da banca organizadora e formulação do edital.

Sobre a comissão do concurso

A comissão do concurso é constituída por um grupo de servidores do próprio órgão, formado para elaborar o projeto básico do concurso público.

Neste projeto básico são descritas as principais informações para a escolha da banca organizadora e para a elaboração do edital de concurso público.

Em alguns casos o projeto básico ou termo de referência, outro nome pelo qual também é conhecido, é publicado, antecipando algumas informações importantes sobre a seleção.

Como funciona a escolha da banca organizadora?

A banca organizadora pode ser contratada por meio de licitação ou dispensa. Uma vez contratada, ela será responsável, juntamente com o órgão para qual as vagas serão preenchidas, pela elaboração do edital, aplicação das provas, correções e divulgação dos aprovados.

Se alguma vez você já tentou algum concurso público, ou leu a respeito, já deve ter se deparado com as principais e maiores bancas organizadoras. Apenas como exemplo, vamos citar o Cebraspe – Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos, FGV – Fundação Getúlio Vargas, FCC – Fundação Carlos Chagas e Fundação Vunesp – Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista.

O que é o edital de concurso?

O edital de concurso é um documento legal que contempla todas as informações sobre uma seleção pública. Tudo o que você precisa saber, como datas, etapas, valores, vagas e outros detalhes relacionados estão descritos nesse documento.

Este documento, elaborado pela comissão organizadora, deve conter principalmente informações como período para a realização de inscrição; período para solicitação de isenção de taxa de inscrição; aplicação de provas; publicação do gabarito preliminar das provas; período para interpor recursos contra os gabaritos preliminares; publicação do gabarito final; resultado definitivo do certame; homologação do concurso e convocação dos aprovados.

Porém, como as bancas organizadoras variam entre si e os órgãos também, pode ser que alguns concursos não contemplem todas as etapas acima, ou ainda, contemplem etapas diferentes.

Em resumo, para que você possa entender bem, vamos recapitular um pouco do que foi abordado acima.

Para que um concurso público aconteça são necessárias etapas como: solicitação de concurso público pelo órgão ou entidade; orçamento; autorização do governo; formação de comissão; definição e contratação da banca organizadora; elaboração do edital; publicação do edital; aplicação das provas; divulgação do resultado preliminar; análise dos recursos; divulgação do resultado definitivo; homologação e convocação dos aprovados.

Concursos abertos

 E já que estamos falando sobre os concursos, vamos falar agora sobre um termo bastante conhecido e utilizado no meio: os concursos abertos.

Concursos abertos são todos aqueles que já tiveram seu edital publicado e, então, estão com o prazo de inscrições vigente.

Um bom concurseiro está sempre atento às oportunidades e agenda dos certames.

Isso porque, saber quais concursos públicos estão com as inscrições abertas é fundamental para que você não perca nenhuma vaga, principalmente aquela com a qual você sonha há tanto tempo. Então quais são as melhores formas de descobrir concursos abertos? Nós vamos te mostrar…

Existem pelo menos três métodos padrão que, se usados, nunca te deixarão perder nenhuma informação.

Um deles é seguir as redes sociais e acessar com frequência os sites dos órgãos nos quais você tem interesse em conquistar uma vaga. Eles sempre informarão quando novos processos seletivos forem acontecer.

Porém, as duas formas mais eficazes são através de programas especialmente produzidos com esse propósito e blogs de notícias sobre concursos. Como você pode ver a seguir.

YouTube

Não só de vídeos de entretenimento vive o YouTube, nele você também consegue ficar muito bem informado sobre o mundo dos concursos públicos. Existem, inclusive, canais 100% dedicados ao tema. E claro, entre os conteúdos produzidos você certamente encontrará programas que têm como objetivo te deixar por dentro do cronograma dos principais certames do país.

Blogs de Notícias

Os blogs de notícias sempre atualizam diariamente os status sobre os concursos, informando a respeito de divulgação do edital, quantidade de vagas oferecidas, níveis de escolaridade exigidos, e claro, período em que as inscrições estarão abertas.

Colocar essas publicações entre os sites favoritos do seu navegador é muito importante, pois você sempre lembrará de acessá-las, e claro, ficará bem informado sobre a agenda dos concursos abertos.

Cada blog de notícias terá seu próprio modo de informar os detalhes sobre os concursos com inscrições abertas, mas todos devem conter dados essenciais como nome do órgão, quantidade de vagas, nível de escolaridade exigido para concorrer, salário oferecido e, principalmente, datas de abertura e encerramento das inscrições.

E isso vale para concursos em todo o território nacional. Seja o certame que você quiser, se ele estiver com as inscrições abertas, será possível encontrá-lo.

Então agora basta que você adote esses métodos e aumente muito sua participação em concursos públicos, crescendo também as chances de que você realize o sonho de conquistar sua vaga.

Concursos previstos

Os concursos previstos são aqueles em que os órgãos já passaram da etapa de levantamento de vagas e estão aguardando autorização para realização.

Ao contrário dos concursos com editais publicados, os concursos previstos ainda não têm data exata para acontecer. Como o nome diz, ainda é uma previsão.

Mas isso não quer dizer que você não pode começar a se preparar. Mesmo sem o conteúdo que será cobrado na prova, é possível e importante começar o quanto antes sua preparação.

Uma dica valiosa nesses casos é utilizar os editais dos concursos anteriores como base. Você pode analisar os conteúdos programáticos e criar uma rotina de estudos baseada neles.

Além disso, você pode resolver as questões dessas provas que já foram realizadas para avaliar como seria o seu desempenho.

Requisitos para prestar concurso público

Para você que sonha em fazer parte do funcionalismo público, é importante saber que diversos requisitos básicos, e até mesmo específicos, para participação das seleções são estipulados em cada edital, de acordo com o órgão e cargo ao qual você pretende se candidatar.

Os requisitos básicos para investidura em cargo público estão estabelecidos na lei nº 8.112/90, e podem ser identificados abaixo:

Nacionalidade Brasileira

Brasileiro nato é aquele que nasceu na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros. Também são brasileiros natos aqueles nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira.

Ainda, são brasileiros natos aqueles nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.

Agora, os brasileiros naturalizados são, basicamente, aqueles estrangeiros que querem virar brasileiros. A atribuição de naturalização brasileira é feita com base em dois critérios:

Se esses estrangeiros forem originários de países de língua portuguesa

– Requisitos: residência ininterrupta por um ano e idoneidade moral

Se não for originários de países de língua portuguesa

– Requisitos: residência ininterrupta por mais de 15 anos e ausência de condenação penal

Gozo dos Direitos Políticos

O candidato precisa estar habilitado a alistar-se eleitoralmente. Significa, ainda, estar apto a participar de pleitos, a votar em eleições, plebiscitos e referendos, a apresentar projetos de lei por meio de iniciativa popular e a propor ação popular.

Quitação com as Obrigações Militares e Eleitorais

A quitação com as obrigações militares se refere a apresentação do Certificado de Alistamento Militar – CAM. O documento é expedido pelo Ministério da Defesa aos jovens do sexo masculino que se alistam nas Forças Armadas no ano em que completam 18 anos.

Já a quitação eleitoral acontece por meio da Certidão de Quitação Eleitoral, que pode ser emitida pela internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O documento substitui o comprovante de votação e prova que o eleitor não possui débitos com a Justiça Eleitoral.

Nível de Escolaridade exigido para Exercício do Cargo

Ao ser convocado em um concurso público, o candidato deverá comprovar que se encaixa no nível de escolaridade exato ao exigido pelo cargo. Para isso, deve apresentar históricos, certidões de conclusão, certificados e diplomas de órgãos reconhecidos pelo Ministério da Educação – MEC e que atestem a condição.

Idade Mínima de Dezoito Anos

Para que possa tomar posse, é necessário que o candidato respeite a idade mínima de 18 anos até a sua convocação. Porém, pode ser que alguns órgãos, levem em  conta o princípio da razoabilidade e considerem a proximidade da data para completar a idade necessária ou, ainda, a natureza do trabalho que será executado.

Outro fator importante diz respeito aos candidatos que são emancipados, ou seja, que mesmo menores de idade já são considerados plenamente capazes de praticar todos os atos da vida civil, inclusive o de exercer um cargo público.

Aptidão Física e Mental

Significa que o concurseiro é capaz de atender fisicamente e mentalmente a todas as atividades às quais está se propondo atuar e constam na descrição do cargo.

Porém, ainda de acordo com a legislação, as atribuições de um determinado cargo podem justificar a exigência de outros requisitos estabelecidos por lei.

Aqui, podemos citar como exemplo os concursos para a Polícia Militar que, geralmente, além dos requisitos mencionados anteriormente, também estipulam uma idade máxima e altura mínima para os candidatos, tanto do sexo masculino quanto feminino.

Outro item que difere muito entre os concursos públicos é o nível de escolaridade exigido para cada cargo. Lembre-se que um candidato com nível de escolaridade Superior pode tomar posse em cargos com exigências de nível Médio, porém o contrário, ou seja, candidatos com nível Médio jamais poderão ser nomeados a cargos que têm como exigência o nível Superior.

Atendendo ainda aos requisitos específicos, pode ser que alguns cargos exijam um certo período de experiência anterior na função ou, para cargos de nível Superior com graduação em Direito, exijam também um tempo de exercício comprovado na prática jurídica.

Meu primeiro concurso

Agora que você já sabe o que é um concurso público, como ele funciona e quais são seus principais termos, vamos falar diretamente para quem vai prestar o primeiro concurso.

Concurseiros iniciantes possuem muitas dúvidas quando começam a preparação para concursos públicos. Alguns se inscrevem sem ler o edital, outros esquecem de acompanhar o andamento do concurso após a prova, e muitos não sabem nem por onde começar.

Mas tenha calma: estamos aqui para te ajudar! E a primeira coisa que você precisa saber é como escolher um concurso. Para isso, separamos abaixo algumas dicas para ajudar nesse início de preparação, confira:

1 – Defina uma área

Não saia por aí atirando para todos os lados, tenha critério e escolha uma área para se dedicar. As carreiras bancárias, policiais e trabalhistas exigem o estudo de diferentes disciplinas. Portanto, se você direcionar seus estudos para uma determinada área terá mais chances de aprovação.

2 – Estabeleça horários

Monte um cronograma de estudos, pois somente assim é possível estabelecer horários para estudar. Confira quais disciplinas serão cobradas no edital e distribua o conteúdo dentro do prazo de preparação. Por exemplo, escolha duas disciplinas por dia e separe 2 horas no período da manhã e 2 horas no período da tarde. Comece sempre pela matéria que você tem mais dificuldade.

3 – Escolha o material de estudo

Um bom material faz toda a diferença na preparação para concursos. Há muitas maneiras de se preparar para concursos, mas um dos métodos que mais funciona é: “teoria + exercícios + revisões”. Primeiro é preciso absorver o conteúdo, lendo ou assistindo videoaulas. Depois, é necessário resolver os exercícios para avaliar os conhecimentos e identificar as dificuldades. Por fim, com uma revisão é possível memorizar as informações mais importantes.

4 – Priorize intervalos

Ficar estudando várias horas por dia, sem descansar, não funciona. Faça intervalos de 15 a 30 minutos para que o corpo e o cérebro possam se recuperar do esforço excessivo. É importante que você tenha também momentos de lazer, seja para passeios ao ar livre ou para assistir um filme ou série que ajude a distrair um pouco sua mente da carga pesada de estudos.

5 – Fique bem informado

Diversas carreiras públicas exigem conhecimentos sobre atualidades, por isso é muito importante se manter bem informado sobre os acontecimentos atuais. É recomendado que você leia jornais, ouça rádio e/ou podcasts e acesse portais de notícias diariamente.

6 – Espante o pensamento negativo

Seu desempenho nos estudos pode ser afetado com o pensamento negativo. É muito importante que você controle a negatividade que insiste em dominar sua mente. Programe seu cérebro de modo positivo, ou seja, esteja sempre disposto a aprender todas as matérias.

7 – Controle sua ansiedade

Querer passar logo no concurso público, estudando apenas alguns meses antes da aplicação da prova não funciona. A preparação deve ser baseada em dois pilares: persistência e constância. O imediatismo e a procrastinação podem te levar a desistir de uma prova, não deixe que isso aconteça. Como mencionado anteriormente, reserve momentos para lazer e recreação. Conversar com familiares também pode ajudar.

8 – Ignore suas redes sociais

Facebook, Twitter e Instagram podem fazer você perder muito tempo. Afaste-se um pouco das redes sociais e use a internet apenas para encontrar material de estudo, ler notícias ou editais.

9 – Mantenha disciplina

Somente os candidatos disciplinados conseguem dar conta de todo o conteúdo que precisa ser estudado. Disciplina é a palavra-chave para conseguir a tão sonhada vaga no serviço público.

10 – Seja persistente

Dificilmente você será aprovado no primeiro concurso da sua vida. A tão sonhada vaga pode levar meses ou até mesmo anos para ser conquistada. Por isso é importante ser persistente e não desistir na primeira reprovação. Estude até passar, concentrando-se nas matérias básicas até o próximo edital ser publicado.

Como estudar para concurso antes do edital

Disciplinas como Português, Raciocínio Lógico-Matemático e Matemática podem ser consideradas básicas para qualquer concurso, ou seja, aparecem na maioria dos editais.

Para quem não sabe por onde começar, ou pretende iniciar seus estudos por um concurso que ainda não teve o edital publicado, esta é uma boa pedida.

O segredo é optar por uma abordagem mais abrangente dos conteúdos e com foco na área em que você deseja atuar, seja ela administrativa, policial, jurídica, bancária ou técnica.

Para que você possa iniciar, o certo é dar uma pesquisada rápida nas provas anteriores aplicadas pela banca, se possível para o mesmo órgão e cargo. Desta forma, fica fácil identificar os conteúdos que mais caem na prova.

Outro aspecto que pode ser levado em consideração é o estudo da banca organizadora. Pesquise como são aplicados os modelos de questões e o nível de dificuldade da banca.

Caso o concurso escolhido tenha avaliação de prova discursiva, não esqueça de estudar para ela também! Inclua na sua programação ao menos 2 produções textuais por semana, em formato já adequado ao cobrado nos últimos editais.

Ficar de olho nas principais notícias, jornais e revistas ajudam a te manter informado e construir um bom repertório.

Como estudar para concursos com edital publicado

Depois que um edital é publicado, todo tempo é crucial e pode fazer a diferença no que diz respeito a sua aprovação.

Sendo assim, não espere o dia seguinte para organizar os estudos e a sua preparação. Use, no máximo, um dia para definir a estratégia (curso, material de apoio, estilo de estudo) e para sistematizar a rotina diária, reservando o máximo de tempo possível para o projeto.

Lembre-se que é essencial preservar também as horas de sono, mínimo de 6 horas, e cuidar da alimentação para manter-se saudável.

Reservar parte de um dia para o lazer, vai ajudar a aliviar o estresse e manter o equilíbrio mental e emocional até a prova.

Quanto ao edital, examine cada detalhe e preste muita atenção no formato da prova. Não se esqueça de verificar as disciplinas que valerão mais pontos, seja por meio da quantidade ou peso de cada uma. Fique atento também a matérias que cobram poucas questões e exigem um número mínimo de acerto.

Com o objetivo de facilitar, busque as questões de concursos anteriores e faça uma breve análise do que costuma ser cobrado e como. Esta informação pode ajudar você a direcionar seus estudos.

Concursos 2021

Saiba o que vem por aí no mundo dos concursos públicos! Excelentes oportunidades deverão ser abertas em em 2021.

Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT

Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL

Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ

Agência Nacional de Cinema – ANCINE

Banco Central – BACEN

Banco do Brasil – BB

Caixa Econômica Federal – CEF

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ

Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT

Fundação Nacional de Artes – FUNARTE

Fundação Nacional do Índio – FUNAI

Instituto Nacional do Seguro Social – INSS

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN

Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA

Petrobras

Petrobras Transporte – TRANSPETRO

Polícia Rodoviária Federal – PRF

Polícia Federal – PF

Receita Federal

Senado Federal